Entrevista com Guaracy Gonzalez, PCdoB de São Franscisco do Sul

Em  2008  o  PCdoB  poderá  ter  pela  primeira vez em sua história um candidato a Prefeito em São Francisco do Sul, uma das cidades mais antigas do estado de Santa Catarina e que dispõe de uma forte econômia, além de um

Guaracy Gonzalez é natural de São  Francisco  do  Sul.  Filiou-se  ao  PCdoB  em junho de 2007. Ele é economista,  consultor,  empresário  e  editor  do Jornal Gazeta das Praias em São Francisco  do  Sul  e  mantém  uma  forte  e  clara postura de oposição ao Governo  Municipal. Gonzalez concedeu uma entrevista ao Blog Fala Camarada (BFC) e que a Página Catarinense do Portal Vermelho reproduz.


 


 


Acompanhe a entrevista:


 


 


 


O que o atraiu no PCdoB e o fez filiar-se ao Partido?


 


 


GONZALEZ  –  Foi  a  imagem forte de um Partido que tem personalidade própria, tem pensamento político consolidado e acima de tudo pela transparência pública de seus políticos e representantes que hoje detém um mandato. E principalmente, por ser um partido que não tem vícios de corrupção e cresce respeitavemente em todo o país. O PCdoB tem uma prudente ousadia necessária para fazer acontecer.


 



 


Quais suas expectativas para o PCdoB em São Francisco do Sul?


 


 


GONZALEZ   –   O  PcdoB  é  um  fato  novo  no  tradicional  cenário  da  política
 francisquense.  O  partido  aceitou  meu  plano  de  governo pautado em uma gestão modernizada  que  reunirá  um  Colégio  Supra-Partidário,  formando  um  Comitê de Assuntos  Estratégicos  e  um  Conselho  da  Cidade,  com  a real participação dos representantes indicados pela comunidade. Isto é democracia.


 


 


Em relação a São Francisco do Sul, você é um dos críticos mais contundentes
 da  atual  administração  municipal,  como  você poderia resumir em algumas poucas palavras a gestão do PMDB nesses oito anos que se aproximam?


 


 


GONZALEZ  –  O  PMDB  municipal  foi um equívoco no primeiro mandato em 2000 e uma euforia  nas  urnas  em 2004. Isto hoje o povo reconhece. O programa de governo do PMDB  em 2004, o livro vermelho, esta sendo chamado o ‘livros das promessas’. É um partido  de  projetos  e  não  de  realizações.  Tem  suas  decisões  centralizada unicamente  no  gabinete  do prefeito. Este modelo de gestão é secular e já não se identifica   e   nem   oportuniza   o  crescimento  social  e  econômico  do  povo francisquense. É uma gestão autoritária e não de liderança.


 


 


 


São  Francisco do Sul é a cidade com um dos maiores PIB do Estado de Santa
 Catarina  mesmo  assim  possuímos altos índices de desempregos e analfabetismo, em sua   opinião   a  população  mais  carente  do  município  foi  acorrentada  pelo assistencialismo da gestão atual?


 


 


GONZALEZ  –  Não  há  uma  política econômica nesta gestão do PMDB. Assim como não existe  nenhuma  política  pública  social continuada e progressiva. Não existe um planejamento  com  visão de crescimento para os próximos 20 anos. Por conta disto, temos  um comércio fraco que não pode gerar novos empregos e nem se desenvolver. O dinheiro de São Francisco do Sul tem sido capital de giro em Joinville. Arrastamos nestes  últimos  anos  um  dos  piores  Índice  de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado,  apesar  do  município  se  o  quarto  em  arrecadação  per capta em Santa Catarina.  É  uma gestão paternalista que escraviza, empobrece e rouba o sonho e a esperança do nosso povo em evoluir como pessoa e como cidadão. É uma administração injusta socialmente, e retrogoda, política e economicamente.


 



 


Muitos  dizem  que  sua  pré-candidatura não é viável, o que você acha que
 levaria  os  francisquenses  a votar no Gonzalez, caso seja candidato à Prefeitura
 pelo PCdoB?


 


 


 GONZALEZ – Todos os nomes que estão sendo apresentados, já foram artificies da
 política local. A maioria já foi vice ou prefeito. Junto com a experiência vem,
 inevitavelmente, vícios da administração passada. Então já tiveram a sua
 oportunidade de fazer ou não pela cidade. Repetir não é evoluir. Minha
 pré-candidatura é um fato novo e uma opção para o eleitor. Trago uma experiência de 25 anos como consultor econômico e empresarial percorridos por todos os estados do Brasil. É um diferencial significativo pela diversidade das experiências e pela visão geral e comparativa. Desde dos anos 90 tenho acompanhado a política em São Francisco do Sul como observador e analista. É uma rotina na sucessão dos mesmos. Foram eleições entre compadres. Hoje estou comprometido com todos aqueles que desejam mudanças na linha de sucessão e do pesamento político. Minha proposta renova e retoma o crescimento, de forma gradual e sustentável, consolidando a economia local através de uma gestão atualizada, contemplando a competência, sem margem para corrupções no poder público. Tenho dito de que se eleito, desejo um mandato único e uma câmara toda de oposição. Entendo ser estes os pilares para uma adminstração séria e democraticamente articulada. Concluo afirmando de que esta eleição será diferente de todos as outras já realizadas no município. E o Povo será o grande autor destas supresas nas urnas.


 


 


 


Para  concluir  gostaríamos  que deixasse uma mensagem para os militantes,
 filiados e simpatizantes do PCdoB.



 


 


GONZALEZ  –  Na  vida  há  ciclos.  Na política também. Em 2008 será a vez do Povo governar  o  seu  próprio  destino  e  a  sua  cidade. E a população sente isto. A
 participação  dos  trabalhadores  e  dos  empresários  estarão  alinhadas  para um programa  de  desenvolvimento consciente e responsável. Todos desejam crescer e se desenvolver  e o PCdoB esta preparado e tem experiência para administrar bem e com transparência.  Vejam  por exemplo os casos de Aracajú e Olinda. Em 2008 teremos a oportunidade  de  renovar a política municipal para o crescimento de São Francisco do Sul. Acreditem todos nisto. Deixo para cada um de vocês o meu abraço e votos de saúde e prosperidade no novo ano que chega.



 



 


 


 


De São Francisco do Sul


Alexandre Alves