Obama vira alvo de ataques democratas e republicanos
Na corrida para ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama vive uma onda de ataques de seus partidários democratas e dos rivais republicanos antes de debates na TV, neste sábado (5). Os debates antecedem as prévias de New Hampshire,
Publicado 05/01/2008 12:33
Depois da inesperada vitória nas primárias democratas de Iowa, a mensagem de Obama por esperança e mudança foi criticada tanto por Hillary Clinton como pelo republicano Mitt Romney – que aparecem na liderança das prévias de New Hampshire.
“Vocês ouviram Barack Obama?”, indagou Romney, ex-governador do Estado de Massachusetts, em comício na sexta-feira à noite. “Ele é uma cara nova, mas ouçam o que vem da boca dele: 'vamos retirar nossas tropas do Iraque'. Já pensaram nas consequências?”, questionou o republicano, que tenta ser o primeiro presidente mórmon do país. Em sua campanha, Obama promete tirar os soldados norte-americanos do Iraque.
Romney foi surpreendido em Iowa, onde perdeu para o pastor batista e ex-governador de Arkansas Mike Huckabee.
Hillary Clinton, por sua vez, disse saber que “o próximo presidente vai incorporar as esperanças e os sonhos de todos nós, mas essas esperanças não podem ser falsas”. “Temos que escolher um presidente preparado para a tarefa desde o primeiro dia do mandato, uma tarefa que será dura e difícil”, declarou a ex-primeira-dama norte-americana.
Ela e Obama falaram no mesmo comício democrata na sexta-feira e neste sábado irão se enfrentar no debate televisivo.
A primeira rodada de debates será entre Romney, o senador John McCain, que ganhou as primárias de New Hampshire em 2000, o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, Huckabbe, o candidato antiguerra Ron Paul e o ex-senador e ator Fred Thompson.
No debate democrata, além de Clinton e Obama, estarão o ex-senador John Edwards, segundo lugar em Iowa, e o governador do Novo México, Bill Richardson.
As eleições presidenciais dos EUA acontecem em novembro.
Fonte: Reuters