Hillary não tem votos na primeira primária de New Hampshire
A senadora Hillery Clinton, presidenciável estadunidense, não teve votos na primeira primária do Partido Democrata realizada nesta terça-feira (8) no estado de New Hampshire. A amostragem, porém, é excessivamente reduzida, já que a pequena localidad
Publicado 08/01/2008 14:56
O senador negro Barak Obama, que concorre com Hillary pela indicação democrata, e ganhou as primárias da semana passada, em Iowa, obteve sete votos entre os democratas de Dixville. Entre os outros postulantes, John Edwards teve dois votos e o governador do Novo México, Bill Richardson, um voto. O processo de votação se concluiu em apenas dez minutos.
Do lado republicano, John McCain teve quatro votos em Dixville, Mitt Romney dois e o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, obteve um voto. Mike Huckabee, vencedor das primárias republicanas em Iowa, ficou sem votos na estréia em New Hampshire.
Os resultados contrastam com as pesquisas nacionais, que atribuem a Hillary e Giuliani a condição de favoritos nas primárias americanas. No entanto, todos os observadores concordem que nestas eleições não há um favoritismo muito nítido.
Em outra pequena localidade de New Hampshire, Hart's Location, Hillary Clinton se saiu um pouco menos mal, mas ainda muito abaixo da expectativa. A senadora por Nova York teve três votos na primária democrata, contra nove votos para Obama.Na primária republicana, McCain teve seis votos, contra cinco de Huckabee.
As primárias em todo o estado de New Hampshire começaram às 7 horas (hora local, 10 horas em Brasília) desta terça-feira (8). Elas são o segundo passo para a escolha dos candidatos dos dois partidos que monopolizam a vida pública dos Estados Unidos, nas eleições presidenciais de novembro.
Em 26 de janeiro vai haver primárias na Carolina do Sul, e em 29 na Flórida. O momento seguinte será a “Superterça”, em 5 de fevereiro, quando os democratas e republicanos de 22 estados escolherão seus preferidos, praticamente decidindo quem disputará a eleição de novembro.
Da redação, com agências