Sem categoria

ONU declara 2008 como o Ano Internacional da Terra

A Organização das Nações Unidas declarou 2008 o Ano Internacional do Planeta Terra, com o propósito de criar consciência mundial sobre a importância de melhorar as condições ambientais.

O lançamento internacional desta atividade terá lugar na sede da Unesco, em Paris, nos dias 12 e 13 de fevereiro, com a presença de chefes de Estado, cientistas de renome e 350 estudantes de todo o mundo. Na celebração oficial serão desenvolvidos debates sobre Recursos, Riscos Naturais, Cidade e o Planeta Terra.



A nomeação de 2008 foi concordada pela ONU desde 2006 e, ao chegar este ano,  80 países ratificaram sua adesão.
A intenção da ONU é estimular o reconhecimento das contribuições sociais das geociências nos sistemas nacionais de educação, assim como reafirmar a importância dessas especializações para a vida humana e sua prosperidade.



A União Internacional das Ciências Geológicas (IUGC) e a Divisão de Ciências da Terra da Unesco trabalharam na iniciativa de proclamar o Ano Internacional do Planeta Terra, a fim de conseguir que a sociedade garanta um uso mais eficaz dos conhecimentos acumulados por 400 mio geocientistas do mundo.



Fonte: Granma