Sem categoria

Universidade de Havana completa 280 anos

A Universidade de Havana completou no último sábado (5) 280 anos de fundação, imersa nas transformações educacionais desenvolvidas por Cuba desde 2000 e com projeções positivas para o futuro.

Depois de sete anos de espera para sua abertura, após a autorização concedida em 1721 pelo rei da Espanha Felipe V (monarca da ilha naquele momento), foi só em 5 de janeiro de 1728 que abriu suas portas a Real e Pontifícia Universidade de São Jerônimo de Havana, uma das mais antigas na América Latina.



Como parte de uma rede de mais de 60 centros de altos estudos e sedes universitárias nos 169 municípios da ilha, a instituição enfrenta atualmente o desafio de lutar pela qualidade do ensino a fim de conseguir uma formação integral de seus estudantes.



“Estamos perto de alcançar o primeiro milhão de graduados em 2010 ou 2011”, revelou recentemente o ministro de Educação Superior, Juan Vela, depois de destacar que cerca de 800 mil profissionais foram formados desde o triunfo da Revolução, em 1959.



A Universidade, pioneira no Caribe, já que suas antecessoras na região se extinguiram, foi inicialmente estabelecida em San Juan de Letrán (em Havana Velha) antes de ser transferida em 1º de maio de 1902 a uma colina no bairro de Vedado, sua sede atual.



Um de seus símbolos principais, a estátua em bronze da Alma Máter, foi acrescentada em 1919 e, nove anos depois, apareceu a 'escalinata' (escadaria), por cujos 88 degraus baixaram muitas vezes os jovens à procura de reivindicações sociais para os cubanos.



A Universidade foi fechada temporariamente na década de 50 do século passado pelo ditador Fulgencio Batista, por causa de uma longa tradição de ativismo político de seus alunos e professores.



Fonte: Agência Cubana de Notícias