China diz que pior do mau tempo ainda está por vir
As autoridades chinesas se preparam para enfrentar “o pior” da onda de mau tempo nas regiões sul e leste do país, que já causou a morte de 60 pessoas em meio às mais graves tempestades de neve das últimas décadas.
Publicado 02/02/2008 18:18
De acordo com previsões meteorológicas, o tempo continuará ruim durante a próxima semana, obrigando milhões de pessoas a passar o Ano Novo Lunar, que será comemorado em 7 de fevereiro, longe de suas famílias, devido à situação das ferrovias.
Em uma reunião de emergência, o governo chinês prometeu redobrar os esforços para levar água e energia elétrica às áreas afetadas pelas tempestades de neve, mas acrescentou que a situação “segue sendo grave” e que “o pior está ainda por vir”.
A cidade de Chenzhou, com quatro milhões de habitantes, foi a mais atingida e está sem energia elétrica há quatro dias, pois os cabos de eletricidade foram derrubados pelo peso da neve e do gelo. Autoridades chinesas esperam consertar pelo menos parte dos cabos nas próximas horas.
Xangai, a capital financeira da China, está coberta por 15 cm de neve e pela primeira vez em 135 anos foi declarado o estado de alerta “amarelo” devido às tempestades de neve.
Segundo a agência Nova China, cerca de 300 mil membros do exército da China estão trabalhando para conter os danos causados pelo mau tempo, além de mais de um milhão de reservistas e paramilitares. Hoje vários aviões lançaram mais de cinco toneladas de comidas e medicamentos nas áreas isoladas da província de Guizhou.
Até agora foram registradas 60 mortes e cálculos provisórios mencionam prejuízos econômicos de cerca de 6 milhões de euros.