Nota de solidariedade do PCdoB ao governador Roberto Requião

Militantes e dirigentes do PCdoB do Paraná reunidos neste sábado durante Encontro Estadual sobre Movimentos Sociais, em Curitiba, aprovaram e tornam pública a seguinte NOTA DE SOLIDARIEDADE:

1 – O PCdoB do Paraná e seus militantes e dirigentes vem a público manifestar irrestrito apoio e confiança no governador Roberto Requião diante dos ataques ensandecidos de setores da mídia, pautada por interesses escusos aos da sociedade paranaense.


 


2 – O PCdoB conhece bem o governador Requião de longa data e tem por ele imenso respeito, que é recíproco, forjado nas lutas democráticas do passado e nos recentes embates contra a direita enraivecida.


 


3 – As acusações de um senador paraguaio de que Requião estaria ligado ao tráfico de drogas e ao contrabando de soja, veiculadas numa rádio da capital paranaense, não têm fundamento e fazem parte de uma conspiração ardilosa e desesperada das viúvas do neoliberalismo para retornarem ao poder.


 


4 – O senador paraguaio, portador das denúncias fabricadas pela oposição, não possuiu qualquer credencial para acusar o governador de todos os paranaenses.


 


5 – O PCdoB do Paraná entende que o factóide lançado pela oposição de direita e conservadora contra o governador Requião tem como pano de fundo a eleição presidencial no Paraguai.


 


6 – A exemplo de Requião, o PCdoB também acredita que o ex-bispo Fernando Lugo será importante reforço na luta antiimperialista e na emancipação dos povos latino-americanos.


7 – O governador Roberto Requião tem um histórico de combate aos regimes autoritários e em especial à ditadura paraguaia de Stroessner, cessada em 1989, mas continuada pelo Partido Colorado que está no poder a quase sete décadas.


 


8 – O PCdoB solidariza-se com Requião porque entende que o referido ataque direcionado contra ele é mais uma tentativa de setores da direita calar um legítimo representante do povo e lutador das causas democráticas.


 


9 – Tais ataques da direita raivosa vêm sendo orquestrados desde antes do primeiro turno das eleições de 2006, quando buscava desconstruir a imagem do governador, prosseguindo com inúmeras denúncias infundadas, e, mais recentemente, com a inédita censura prévia imposta a Requião por um juiz.


 


10 – O PCdoB sempre se somará aos lutadores brasileiros pela construção de um projeto nacional e democrático, que inclua socialmente cada vez mais o povo na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e fraterna.


 


Curitiba, 16 de fevereiro 2008.
PCdoB do Paraná.