Dez mil manifestam-se em Montenegro contra Kossovo
Mais de dez mil pessoas manifestaram-se nesta sexta-feira (22) no centro de Podgorica, capital de Montenegro, contra a secessão do Kossovo, em resposta a um apelo dos partidos da oposição montenegrina pró-sérvios.
Publicado 22/02/2008 17:01
Os manifestantes exigiram que Montenegro nunca reconheça a declaração de secessão unilateral do Kosovo e acusaram os Estados Unidos e a União Européia de “violar o direito internacional”.
“Os sérvios de Montenegro farão tudo para que o kosovo volte a pertencer à Sérvia”, afirmou Andrija Mandic, líder de um partido da oposição pró-sérvia.
Na manifestação, muitas das pessoas acenavam com bandeiras sérvias, mas também russas, gregas, espanholas e com retratos do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic e do presidente russo Vladimir Putin. Nalguns cartazes era também possível ler: “Kossovo é o coração da Sérvia, o Kossovo é a Sérvia”.
No local estiveram várias forças policiais, mas também espalhadas por todo a cidade, principalmente nas instituições do Estado e nas embaixadas. Um helicóptero do Ministério do Interior sobrevoou a capital durante o protesto, que ocorreu um dia depois da manifestação em Belgrado (Sérvia), onde se registou um morto e 130 feridos.
Montenegro separou-se da Sérvia em junho de 2006.