Março: encontros marcam agenda de Movimentos Sociais do PCdoB
No começo do mês de março, as secretarias, lideranças e dirigentes da área dos movimentos sociais do PCdoB terão uma agenda cheia. Nos dias 1º e 2 de março, sábado e domingo, acontece em São Paulo o 2º Encontro Nacional sobre a Atuação do PCdoB nos
Publicado 22/02/2008 19:26
O 2º Encontro Nacional sobre Atuação do PCdoB nos Movimentos Sociais é voltado para os membros do Comitê Central e de suas comissões auxiliares, das frações nacionais nas diversas frentes dos movimentos sociais, das comissões políticas dos comitês estaduais, além dos secretários das áreas sindical, de juventude, de movimentos sociais e da mulher dos comitês estaduais e membros das respectivas comissões auxiliares dos comitês estaduais.
Com o evento, a direção nacional espera atualizar a política de atuação do PCdoB nos movimentos sociais, bem como as bandeiras principais e as ações para o período 2008-2010, último triênio do governo Lula. Procura-se, assim, unificar nacionalmente o trabalho partidário das direções da área, aprimorando a mobilização e o protagonismo partidário nas batalhas políticas e sociais.
“Na primeira convocatória já afirmamos que o movimento popular deve ser objeto da atenção permanente do partido, pois, com sua autonomia respeitada e com nível de politização mais elevado, poderá ser elemento essencial no desenlace progressista dos rumos do país”, salientou Ricardo Abreu, o Alemão, secretário de Movimentos Sociais e Juventude do PCdoB, em circular enviada aos comitês estaduais.
No encontro, será apresentado um documento-base que a ser discutido durante o evento. Por fim, acrescido das contribuições que surgirem no encontro, o texto será remetido para aprovação da Comissão Política Nacional e do Comitê Central para, assim, tornar-se uma resolução orientadora do trabalho dos comunistas nos movimentos sociais.
Os participantes deverão ser previamente inscritos pelos seus comitês estaduais com Rogério, da secretaria de Movimentos Sociais, no Comitê Central do PCdoB. O pagamento da taxa de R$ 15,00, valor que não inclui alimentação nem hospedagem, deverá ser feito no momento do credenciamento, onde acontece o evento.
O 2º Encontro Nacional sobre a Atuação do PCdoB nos Movimentos Sociais acontece a partir das 8h da manhã, no Sindicato dos Engenheiros, rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3054-1800
Programação
1º de março (sábado)
10h – Abertura
10h30 – Leitura do texto para basear o debate
12h30 – Almoço
14h – A situação política atual e a atuação do Partido nos movimentos sociais – Renato Rabelo
15h – Apresentação do texto para basear o debate – Ricardo Abreu (Alemão)
15h40 – Intervalo
16h – Intervenção especial sobre o sindicalismo classista e os movimentos sociais – João Batista Lemos
16h20h – Debate
17h40 – Intervenção especial sobre os movimentos sociais e a estruturação partidária – Walter Sorrentino
18h – Intervalo
18h20 – Intervenção especial sobre o papel das ONG`s na atualidade – Liége Rocha
18h40 – Debate
19h – Intervenção especial sobre os movimentos sociais e a luta antiimperialista e pela paz – José Reinaldo
19h 20h0 – Debate
20h – Jantar
02 de março (domingo)
9h – Debate
10h – Intervenção especial sobre a relação entre a atuação partidária nos movimentos sociais e a participação em governos – Ronald Freitas
10h20 – Intervenção especial sobre os movimentos sociais e a participação no debate sobre política públicas no Governo Lula – Wander Geraldo
10h40 – Intervalo
11h – Debate
13h – Almoço
14h30 – Debate
15h40 – Intervalo
16h – Conclusão do debate
17h – Encerramento
3º Encontro de Secretários
Já o 3º Encontro Nacional de Secretários de Movimentos Sociais, que acontece nos dias 3 e 4 de março, tem a meta de atualizar a política de atuação e de estruturação do PCdoB nas frentes do movimento social sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Movimentos Sociais. Vai também debater e aprovar o Plano de Trabalho da secretaria e da Comissão Nacional para 2008, inclusive a agenda de atividades e mobilizações até fevereiro de 2009.
Estão convocados para este encontro, além da Comissão Nacional de Movimentos Sociais, membros das frações nacionais sob responsabilidade da direção nacional e os secretários e membros dos comitês estaduais e das comissões estaduais de Movimentos Sociais.
O encontro terá início às 9h do dia 3 de março (segunda-feira) e será encerrado às 17h do dia 4, (terça-feira). Para confirmar a presença de seus participantes, os comitês estaduais precisam entrar em contato com Rogério, na sede do Comitê Central. Da mesma forma, a taxa de inscrição é de R$ 15,00 e não inclui alimentação nem hospedagem. O 3º Encontro Nacional de Secretários de Movimentos Sociais também será realizado no Sindicato dos Engenheiros.
Da redação,
com informações da Secretaria Nacional de Movimentos Sociais