Nova Lima sedia neste sábado Conferência Metropolitana de Juventude

Cerca de mil jovens das 34 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte vão participar. abertura será às 9h, seguida de debates, grupos de trabalho e apresentações culturais.

Nesta sábado (23), cerca de mil jovens das 34 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte estarão reunidos em uma Conferência de Políticas Públicas para a Juventude (PPJ) em Nova Lima, na Escola Polivalente. A atividade faz parte da etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Juventude, organizada pelo governo federal, que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de abril. A abertura será às 9h, seguida de debates, grupos de trabalho e apresentações culturais.




A conferência será marcada pelo interesse da juventude em debater sua situação no dia-a-dia e tem por finalidade reunir jovens, militantes de organizações juvenis e gestores públicos para discutir parâmetros e diretrizes que visam promover e consolidar as políticas públicas voltadas ao público com idade entre 15 e 29 anos.




Uma das entidades presentes será a União Colegial de Minas Gerais (UCMG). O presidente, Flávio Panetone, acredita que a atividade trará resultados positivos para o debate no estado, que na sua opinião, investe pouco em políticas para os jovens.




“Hoje, o tema Juventude está polarizando cada vez mais o debate na sociedade. Por isso, temos que afirmar a importância da juventude no país, porque sabemos que a principal estratégia para uma nação que quer se desenvolver passa pela juventude. Isso engloba mais investimento na educação e inclusão social”, afirmou Panetone.




Diretores da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) também participarão. Segundo o presidente da entidade, Diogo Santos, o objetivo é levar a experiência da UEE para os debates dentro da conferência. “Vamos dialogar com a diversidade da juventude mineira. Com certeza, isso será muito positivo para construirmos propostas que avancem na criação de PPJs”.




Conferência Estadual
Além da conferência Metropolitana deste final de semana, em março (1 4 a 16) , a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Coordenadoria Especial da Juventude, realiza, em Belo Horizonte, a I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. Para participarem da etapa estadual, os municípios devem realizar a Conferência Municipal ou participar de Conferência Regional.




Com tema “Aqui o Jovem constrói sua história”, a conferência Estadual é desdobrada em nove eixos temáticos relacionados à educação, esporte, política participativa, emprego, direitos e discriminação, drogas, sexualidade e mídia e novos sistemas de informação.




Mobilização em todo estado
Cerca de 450 municípios já se mobilizaram ou estão organizando a juventude local para a realização das etapas municipais ou para a participação nas conferências regionais. Os municípios de São Tomé das Letras, Barbacena, Paracatu, Timóteo, Alfenas, Guanhães e Coronel Fabriciano já realizaram suas conferências.




Nos dias 14 e 15 deste mês, foi a vez de Juiz de Fora, na Zona da Mata, realizar a sua conferência regional, que teve a participação de 33 municípios.




Neste sábado (23), Boa Esperança, no Sul do Estado, também promoverá sua etapa com a participação de 54 municípios. Nessa mesma data, Unaí, no Noroeste de Minas, sediará a conferência regional, que envolverá 29 municípios. Prados, Ipatinga, Inhapim, Montes Claros, e Ituiutaba também já realizaram suas conferências.




Delegados
O número de representantes da sociedade civil e do poder público eleitos para representarem suas localidades no processo estadual será proporcional ao da população do município, variando de dois a 65. Desse total, 100 delegados serão eleitos na Conferência Estadual para representar Minas Gerais no processo nacional.




Programação da Conferência Metropolitana de Juventude:





9h- abertura


10h-contextualização do tema


10h30-GT grupo de trabalho


13h30- debates levantando as bandeiras


16h- eleição para os delegados para a conferência estadual


18h- confraternização


 


Da Redação