PCdoB aponta Gomyde para a prefeitura de Curitiba
A direção municipal do PCdoB de Curitiba convocou para a próxima terça-feira, dia 26, uma reunião plenária com os militantes e pré-candidatos a prefeito e vereador para debater as eleições na capital paranaense.
Publicado 22/02/2008 20:47 | Editado 04/03/2020 16:54
De acordo com Joel Benin, vice-presidente do PCdoB curitibano e coordenador das pré-campanhas, o partido deverá apontar a candidatura de Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte, para a sucessão de Beto Richa (PSDB) e confirmar mais de trinta nomes para a disputa na Câmara de Vereadores.
“Gomyde é a única novidade na política curitibana nestas eleições. Vamos apresentar idéias criativas e inovadoras em contraponto ao esgotamento de um modelo político anacrônico, representado pelo mesmo grupo que está no poder há mais de 30 anos”, disse Benin.
Joel Benin adiantou que a candidatura de Gomyde aprofundará o debate acerca do transporte público. Para ele, há um excesso de veículos rodando nas ruas de Curitiba em virtude de um sistema de transporte coletivo falho, saturado, e que exclui alguns usuários por causa das tarifas caras e da qualidade precária do serviço.
“Temos de repensar o transporte coletivo como solução ao excesso de veículos nas ruas. O sistema está muito saturado, o preço da passagem muito caro, por isso há muitos veículos rondando em Curitiba e o serviço é muito precário”, aponta o dirigente do PCdoB.
Benin denuncia também que um trabalhador embarca com muita dificuldade num ônibus durante o horário de pico nos terminais, entre 6 e 8 horas da manhã e entre 17 e 19 horas da noite, e por isso sempre chega atrasado no serviço. Segundo ele, “a tarifa é cara e o desconforto maior ainda”.
São esses os temas que o PCdoB vai debater nesta terça-feira. Dentre outras polêmicas, Benin afirma que a candidatura de Ricardo Gomyde pode retomar o modelo eficiente de transporte coletivo, que já foi referência nacional, surgido durante a administração de Roberto Requião na prefeitura de Curitiba (1985).
O PCdoB também quer levantar a proposta de adoção do passe escolar livre a todos os estudantes matriculados de Curitiba. Para o partido, a tarifa do transporte coletivo – além de ser uma caixa-preta – tem gordura suficiente para ser queimada com o benefício. “Curitiba é a única capital do país que não tem o passe escolar. Também é a cidade que, proporcionalmente, mais tem estudantes de 1º, 2º e 3º graus dentre as demais capitais”.
“O PCdoB quer fidelizar os estudantes e a juventude para um projeto de política pública que discuta o combate à violência e que promova a inclusão social por meio do acesso à educação de qualidade”, defendeu Joel Benin, dirigente do PCdoB.
SERVIÇO:
Debate eleitoral do PCdoB
Data e horário: terça-feira, dia 26, às 18h30.
Local: Hotel Caravelle – Rua Cruz Machado, 282, Centro – Curitiba/PR
Contato: (41) 9904.7789 com Joel Benin, vice-presidente do PCdoB de Curitiba.