Sem categoria

Centrais fazem ato em BH pela redução da jornada de trabalho

Em Minas Gerais, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadores (CTB) participou do ato nesta sexta-feira (7), na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, em apoio à campanha nacional pela redução da jornada de trabalho, sem alteração em salários e benefício

Lançada nacionalmente em 11 de fevereiro pelas centrais sindicais, durante ato na cidade de São Paulo com a presença de mais de mil pessoas, a campanha visa recolher assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado ao Congresso Nacional, com o objetivo de pressionar deputados e senadores a aprovarem a PEC 393/01, que trata do assunto.


 


A meta é recolher de um a cinco milhões de assinaturas até 1º de maio. Para isso, atos serão realizados em outras cidades e postos de coletas de assinaturas foram montados em diversos sindicatos e locais públicos por todo o Brasil. Em Belo Horizonte, dirigentes sindicais distribuiram panfletos explicativos nos principais pontos de movimentação da cidade.


 


Pela proposta das centrais, a jornada deve ser reduzida, inicialmente, de 44 para 40 horas semanais, o que geraria cerca de 2,2 milhões de empregos, segundo estudo elaborado pelo Dieese.


 


“É preciso reverter a trajetória de precarização do trabalho, retomar o crescimento econômico e gerar empregos, e a forma mais rápida e eficaz de fazer isso é por meio da redução da jornada de trabalho”, avalia Celina Arêas, diretora do Sinpro Minas e membro da executiva nacional da CTB.


 


Na última quarta-feira (27), dirigentes em Minas Gerais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizaram, no auditório do Sinpro Minas, em Belo Horizonte, uma reunião para definir as atividades da central nos próximos meses. Uma das principais ações será ampliar a divulgação da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho em todo o Estado. Uma comissão também foi montada, com o objetivo de intensificar as ações de filiação de entidades sindicais à CTB.


 


Fonte: Assessoria de impresa da CTB-MG