Mulheres: projeto obriga hospitais a fazer mamografia
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentou projeto de lei obrigando os hospitais públicos e particulares conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) a realizarem o exame de mamografia. A idéia é garantir, dessa forma, condições às mulheres de realizar
Publicado 07/03/2008 14:58
A mamografia permite identificar lesões não-palpáveis e descobrir tumores de dimensões reduzidas. O SUS deve fornecer e manter os equipamentos e a estrutura adequada para a realização desse exame, com a instalação de mamógrafos, aparelhos de alta resolução, que permitem visualizar imagens tumorais ainda em estágio inicial e calcificações na mama. A radiação recebida pela paciente é pequena, não sendo prejudicial à saúde.
“A detecção precoce do câncer de mama, bem como o acesso a exames de diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento das alterações encontradas são direitos das mulheres, garantidos mediante ações e serviços públicos de saúde. E esse projeto é uma forma de facilitar a realização desse exame no âmbito do SUS”, afirma o senador Inácio.
A principal estratégia para o controle do câncer de mama é a detecção precoce. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam a realização do exame clínico das mamas para mulheres de todas as faixas etárias, como parte da atenção integral à saúde da mulher.
Para se tornar lei, o projeto ainda passará pelos trâmites regimentais.
De Brasília
Aline Pizatto