Sem categoria

Nicarágua rompe relações diplomáticas com a Colômbia

Após a visita do presidente equatoriano, Rafael Correa, na Nicarágua, o presidente Daniel Ortega anunciou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6), o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia. Ressaltou que seu país não pode manter relaçõ

Outro fator foi determinante na decisão do mandatário nicaragüense. A ruptura reivindica que “se respeite o julgamento da Corte Internacional de Justiça de Haia, e ante as reiteradas ameaças militares de parte do governo colombiano que se nega a reconhecer esse direito a Nicarágua”, explicou o Chefe de Estado nicaragüense, segundo informa a Imprensa Presidencial da Venezuela.



Em 2001, a Nicarágua apresentou na Corte Internacional de Justiça de Haya uma demanda contra de Colômbia, reivindicando a soberania sobre uma extensão marítima de aproximadamente 50 mil km² e também sobre as ilhas de San Andrés, Providencia y Santa Catalina y los Cayos Roncador, Serrana, Serranilla e Quitasueño.



Após o ocorrido no último sábado, com a invasão do exército colombiano ao território equatoriano, o presidente Rafael Correa iniciou uma série de visitas a diversos países (Brasil, Venezuela, Nicarágua, entre outros) para esclarecer os fatos. O governo de Equador recebeu massivo apoio de distintas nações.



Fonte: Agência Adital