Por um mundo de igualdade. Contra toda opressão

Chegamos a mais uma comemoração do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. As mulheres brasileiras têm muito a comemorar pelos avanços que vêm conquistando na sociedade brasileira. Em meio ao espaço democrático do governo Lula vem conquistando mais po

Estão sintonizadas com o rumo político do país, de mais soberania e democracia, descortinando novos espaços de participação, representação e espaços de poder. Como já dizia o filósofo Fourier, o grau de avanço de uma sociedade se mede pelo grau de avanço das mulheres rumo à liberdade. E as mulheres estão cada vez mais determinadas a serem fator de avanço, apesar das investidas conservadoras para aprisioná-las em estereótipos, superados pelas exigências da atualidade.



O PCdoB, representando  o pensamento avançado e progressista, vem dedicando particular atenção em impulsionar a luta emancipadora das mulheres e criando mecanismos para enfrentar os obstáculos e discriminações, seja na vida partidária, seja na projeção das mulheres comunistas na vida social e política. Entende que esses obstáculos fazem parte da história de opressão das mulheres na sociedade. Realizou uma Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher e criou um Fórum Permanente para debater e enfrentar os desafios teóricos, políticos e organizativos da luta emancipacionista das mulheres.



Não é a toa que as mulheres já representam 30% nas direções estaduais do PCdoB. Tem quatro mulheres presidentes estaduais, cinco deputadas federais, a líder na Câmara dos Deputados, e pré-candidatas à prefeitura nas principais capitais brasileiras. As mulheres de fato tem espaço no PCdoB, não só na base, como nos seus espaços de poder e
decisão.



Neste 8 de março, vale saudar a disposição histórica das mulheres em romper as amarras de sua opressão e contribuir decisivamente para o avanço do Brasil e da humanidade. Vale também saudar todos os progressistas  também envolvidos nesse compromisso, que na verdade é um compromisso com a luta emancipadora e por uma sociedade sem exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista.



Viva o 8 de Março



Por um mundo de igualdade. Contra toda opressão



Ana Rocha
Presidente Estadual do PCdoB -RJ