Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa

O Rio de Janeiro será palco da 6ª edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontecerá de 26 de julho a 1º de agosto e contará com a participação de cerca de 700 atletas representantes dos países integr

Os esportistas representarão Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As competições acontecerão na Escola de Educação Física do Exército, na Fortaleza de São Sebastião, na Urca.



A cada dois anos, um dos países integrantes da Comunidade fica responsável por sediar os jogos que acontecem desde 1992. No Brasil o evento é uma realização da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).



O campeonato estava programado para acontecer no Brasil ano passado, fato que não ocorreu por causa da realização dos Jogos Pan e Parapanamericanos Rio – 2007. O Ministério do Esporte sugeriu que os jogos da CPLP fossem adiados para este ano e foi prontamente atendido.



Serão sete dias de competição na capital carioca. As disputas envolvem as modalidades de handebol (masculino), basquete (feminino), futebol (masculino), tênis (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino) e atletismo para portadores de deficiências visuais. Este ano não haverá competição de atletismo para cadeirantes.



Para competir o esportista deverá ter até 16 anos. No caso dos portadores de deficiências, a idade máxima para participar dos jogos é de 20 anos. Cada delegação poderá participar com até 93 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.



Brasil é o campeão da última edição



Esta é a terceira vez que o Brasil participa dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A primeira competição foi em agosto de 2005, na capital angolana de Luanda. Quase 700 atletas estiveram reunidos participando das provas. A delegação brasileira sagrou-se campeã, conquistando maior número de medalhas: 21, sendo 15 de ouro, lembrou Djan Madruga, secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.



Para Djan Madruga, além da importância de a juventude praticar esporte, os Jogos Desportivos da CPLP virão como mais um reforço para que o Brasil consiga mostrar mais uma vez todo seu potencial em sediar eventos esportivos de grande porte. “O Pan e o Parapan foram o termômetro para essa competência e agora temos adiante a Copa do Mundo de 2014 e esperamos sediar as Olimpíadas de 2016”, revela confiante.



Jogos da CPLP



O Campeonato foi Instituído em 1990, por meio de Acordo Multilateral de Cooperação assinado em Lisboa pelos Estados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Na época o Brasil participou somente como observador. A iniciativa tinha como meta garantir o convívio desportivo entre as várias nacionalidades e fortalecer a comunidade de língua portuguesa.



Portugal acolheu a primeira edição dos jogos da CPLP em 1992. Guiné-Bissau sediou em 1995. A terceira edição deu-se em 1997 em Maputo, Moçambique. Cabo Verde organizou o quarto Jogos em 2002. A quinta edição ocorreu em 2005, em Angola.