Sem categoria

Unesco faz homenagem internacional às mulheres

Exposições, mesas redondas e concertos serão oferecidos este mês na sede da Unesco para homenagear a mulher, que festeja amanhã (8) seu dia internacional.

Uma mesa redonda sobre o tema “A igualdade entre os sexos: um assunto de todos”, será oferecida no próximo 10 de março para comemorar essa data de alcance mundial, segundo informa um comunicado da Organização.



Participarão do encontro coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (Unesco) empresários e interessados em apoiar as iniciativas em prol do gênero feminino.



Por outro lado, em uma iniciativa musical da Costa do Marfim, no dia 11, a cantora, bailarina e percussionista Dobet Gnahoré, se apresentará acompanhada de Nabil Mehrezi, Colin Laroche de Féline e Boris Tchango.



Será também apresentado o documentário “Mutilações: choro de mulheres”, realizado pela associação Kerciné, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde, e em seguida será organizado um debate com seus realizadores, assinala a nota da Unesco.



Além disso, poderão ser vistas as exposições “Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz”, representada por cartões postais com os rostos de mil mulheres nomeadas para o prêmio em 2005 e “Alice no país do cinema”, com uma mostra em homenagem à francesa Alice Guy-Blaché, a primeira cineasta do sexo feminino.



Também será exibido a mostra “Arte Africana Feminina Comprometida”, com a obra da pintora malgache Brigitte Rabarijaona e “A Mulher Na Vida Diária”, com retratos surrealistas de um universo dominado pelos homens, da artista colombiana Mercedes Uribe.



Por último, informa o comunicado da Unesco, se exposta a mostra “Escritoras e poetas colombianas, depois do 'boom' literário”, com uma mostra de fotos, textos, poemas e livros de quatro escritoras e 15 poetisas da nação sul-americana.