Sergipe: 2 mil jovens participam da Conferência de Juventude
A 1º Conferência Municipal de Juventude de Aracaju, SE, superou todas as expectativas: público recorde de duas mil pessoas, intensa participação nos oito grupos temáticos de discussão e formulação de uma proposta que contou com a adesão imediata do prefei
Publicado 20/03/2008 18:20
Para a assessora especial de políticas para juventude do município e coordenadora da conferência, Carla Trindade, ''os objetivos foram alcançados e o prefeito assumiu o compromisso de encaminhar até o mês de abril um projeto de lei à Câmara de Vereadores criando o Conselho Municipal da Juventude e instituindo o ‘13 de março' como o Dia Municipal da Juventude, duas das principais demandas levantadas pelos participantes. Ele garantiu ainda que vai analisar o documento construído coletivamente, que conta com reivindicações nas áreas de educação, cultura e lazer, trabalho, saúde, mídia, segurança, diversidade e meio ambiente.''
As propostas apresentadas pelos jovens da capital sergipana servirão de base para a formulação do Plano Municipal da Juventude, que será amadurecido e sistematizado por uma comissão eleita por aclamação, formada por representantes de movimentos sociais e estudantis.
O documento também será colocado no conjunto das discussões das conferências Estadual e Nacional da Juventude, que acontecem, respectivamente, nos dias 28 e 29 de março, na Universidade Federal de Sergipe, e de 27 a 30 de abril, em Brasília.
Futuro
''A maneira de a juventude encarar com alegria, determinação e garra os desafios colocados é que me dá a certeza de que Aracaju, Sergipe e o Brasil têm futuro. Não há perspectiva de conquistarmos um país mais livre, soberano e justo sem que o jovem participe ativamente desse processo de construção. Por isso tenho certeza que esse documento vai me ajudar muito como prefeito a traçar as políticas e ações que venham a atender as necessidades de um segmento tão importante na sociedade'', afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.
O prefeito destacou que muito tem sido feito na sua administração em benefício da juventude, sobretudo em áreas decisivas para a inclusão social e produtiva. Alguns dos exemplos citados foram os projetos ‘Direito de Aprender' e Agente Jovem, os cursos profissionalizantes realizados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e a Praça da Juventude, experiência piloto em parceria com o Governo Federal que vai levar equipamentos de esporte, lazer e cultura para comunidades carentes.
''Fizemos muito por Aracaju nos últimos seis anos. Os investimentos em obras e ações para aqueles que mais precisam consolidaram nossa cidade como a de melhor qualidade de vida do Norte e Nordeste. Mas, apesar disso, tinha a convicção de que estava faltando uma política integrada para os jovens. Nesse fórum de debate foi colocado o que a juventude quer e espera de uma gestão que vai empenhar todos os esforços para colocar em prática as principais reivindicações'', ressaltou Edvaldo Nogueira.
Resultado
Para Carla Trindade, o resultado das discussões mostra que os objetivos foram alcançados.
''Esse é um marco na história da cidade, primeiro pelo fato de termos conseguido realizar esse sonho e depois pela vitória na construção de propostas que traduzem os anseios dos jovens de todas as representações de Aracaju: escolas da rede pública e privada, universidades, bairros e movimento estudantil'', avaliou.
De acordo com o coordenador Estadual da Juventude, Saulo Aragão, a conferência serviu para consolidar a tradição progressista e democrática da capital.
''Conseguimos avanços significativos no fortalecimento dos laços da sociedade civil com o poder público na formulação das políticas para a juventude. Os participantes atenderam a convocação do presidente Lula, do governador Marcelo Déda e do prefeito Edvaldo Nogueira e mostraram sua preocupação em torno de temas como meio ambiente, violência e mercado de trabalho'', destacou.