PBH recebe inscrições para Escola de Cinema de Cuba

As inscrições acontecem de 25 de março a 2 de abril, podendo ser efetuadas no CRAV (Avenida Álvares Cabral, 560, Centro, telefone 31-3277-4699) e na Curta Minas (Rua Guajajaras, 910, sala 1417, Centro, telefone 3201-9665), das 9 às 18 horas. A ficha de

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), e a Associação Curta Minas recebem inscrições para os exames de seleção para o ingresso na premiada Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV), sediada em San Antonio de los Baños. Belo Horizonte é a única sede dos exames na região sudeste.


 


A taxa de inscrição tem um custo de R$ 40 e pode ser paga até no dia dos exames, previstos para 3 e 4 de abril, no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro), e na Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1.212, Centro).


 


Serão classificados até seis candidatos brasileiros, com exames em Belo Horizonte, Florianópolis e Recife, que passam a integrar um grupo multinacional de 40 estudantes. Para a seleção, é exigido que o candidato seja brasileiro, tenha entre 22 e 28 anos e pelo menos dois anos de estudos superiores em qualquer área concluídos.


 


Documentos
O exame compreende três provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais e duas específicas. Os aprovados nesta etapa serão entrevistados pela comissão julgadora, no dia seguinte aos testes escritos.


 


No dia do exame, os candidatos devem entregar seis fotos tamanho 10x10cm, currículo impresso, trabalho manuscrito que evidencie o interesse do candidato pelas artes audiovisuais, auto-retrato em qualquer suporte ou formato, arquivo pessoal de trabalho na área, três cartas de recomendação firmadas por algum professor, empregador ou personalidade do mundo das artes e da cultura, além de certificado médico de aptidão física e mental.


 


O conselho Docente da EICTV, em Cuba, faz, então, a seleção final e o curso acontece de setembro de 2008 a julho de 2011. A Escola Internacional de Cinema e TV oferece sete especializações: Direção, Roteiro, Produção, Fotografia, Documentário, Som e Edição. Duas destas especializações devem ser escolhidas, em ordem de prioridade.



 
Fonte: Hoje em Dia