Brasil protestará com 'palhasseata' no Dia Mundial do Teatro
No dia 27 de março, sexta-feira, comemora-se o Dia Mundial do Teatro e do Circo: duas artes que remontam a Antiguidade. Para marcar a data os artistas de várias partes do Brasil farão uma 'palhasseata' no centro da capital paulista. Eles querem chamar a a
Publicado 25/03/2008 15:24
Além disso, eles reivindicarão masi investimentos para a pesquisa, produção e circulação do teatro e do circo. Dezessete estados devem comparecer na atividade, lutando por políticas públicas, e tornando o 27 de março um dia histórico.
O teatro teve como berço a Grécia, já o circo, provavelmente, surge na China a mais de cinco mil anos. As duas artes em muitos momentos se misturam, já que o teatro, como arte híbrida e sintética que é, bebe em todas as fontes, principalmente na contemporaneidade. Quanto ao circo, um eterno renovador de sua própria arte alimenta-se também do teatro.
São Paulo terá a 5º Overdose de Teatro de Rua, manifestação artística e política realizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), a mesma ocorrerá das 10h às 16h com intensa programação na Praça do Patriarca, centro da cidade.
Após a Overdose haverá um cortejo até o Teatro Municipal, lá será lido um manifesto elaborado pela Redemoinho, que programou também uma discussão a noite no Teatro Fábrica com pensadores do teatro público.
Ainda no estado de São Paulo a programação se estende a mais duas cidades: Santos, com a Trupe Olho da Rua e Presidente Prudente com o Grupo Rosa dos Ventos, todos integrantes do MTR/SP.
Pelo Brasil a programação é mais extensa ainda, pois os movimentos organizados de teatro de rua da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e o Movimento Escambo do Ceará e Rio Grande do Norte farão diversas apresentações, bem como preparam suas reivindicações ao poder público local.
Reivindicações
No âmbito municipal, a luta é pela ampliação dos recursos do Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo; a não taxação do uso de espaços públicos abertos para atividades artísticas, bem como sua estruturação, permitindo um melhor uso por parte dos artistas e dando acesso ao público em geral e a reativação do Conselho Municipal de Cultura.
No âmbito estadual, eles reivindicam a retomada do Fundo de Arte e Cultura do Estado de São Paulo e editais específicos para teatro de rua. Do governo federal eles querem a aprovação do Prêmio Teatro Brasileiro.
“Que o dia 27 de março mude a maneira como os políticos vêem o teatro, e a partir daí cumpram seu papel, pois só assim essa arte chegará a todos os cidadãos brasileiros”, diz a convocatória para o ato.
Programação de SP
5º Overdose de Teatro de Rua
Homenagem à Rubens Brito (in Memoriam)
9h – 3º Palhasseata Paulista
Local: Largo do Paissandú a até a Pça. do Patriarca
Atrações: Teatro de Rocokóz
10h – Abertura
10h15min – O Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua coordenado pelo Núcleo Pavanelli fará um cortejo performático com os seus alunos e uma homenagem ao Dia do Circo.
10h50min – Buraco d`Oráculo – ComiCidade
11h55min – Trup Trolhas – O Entregador de Cartas
12h35min – Brava Companhia – A Brava
14h10min – Aládia Cintra (Os Itinerantes) – Latifúndioh
14h30min – Companhia Cristal – Acordei com o Cordel
14h50min – Como Lá em Casa! – Bumba meu Boi
15h30min – Ciranda
15h45min – Leitura do manifesto MTR/SP
Fonte: Assessoria de imprensa do CUCA da UNE