Sem categoria

Centrais e sindicatos recorrem a Lula em defesa da Cesp

As Centrais Sindicais e sindicatos de trabalhadores do setor energético encaminharam nesta segunda-feira (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedido de audiência para tratar da privatização da Cesp pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Os sindicalistas querem que Lula intervenha junto ao governador de São Paulo no sentido de garantir que definitivamente não ocorra o leilão da Cesp – inicialmente marcado para esta quarta (26), mas cancelado por falta de concorrentes.


 


Na opinião do presidente da CGTB, Antonio Neto, “a privatização da CESP é um crime. Principalmente se levarmos em consideração que vender a estatal representa uma sabotagem aos esforços do país de implementar um crescimento econômico acentuado. Doar a CESP não acrescentará um único KW na capacidade instalada do Estado. Pelo contrário, significa limitar a oferta, significa alijar o Estado de um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional”.


 


O presidente da CGTB também ingressou com uma ação na Justiça para barrar o leilão.


 


Veja a íntegra da carta:


 



Senhor Presidente,


 


As Centrais Sindicais e Sindicatos abaixo-assinados solicitam audiência à Vossa Excelência no sentido de discutir o processo de privatização da Cesp e que intervenha junto ao senhor Governador José Serra no sentido da suspensão do referido leilão.


 


Estamos convencidos de que o adiamento irá de encontro ao sentimento da opinião pública paulista expressa em inúmeros Mandados de Segurança, em manifestações públicas e editoriais dos principais órgãos de informação do Estado.


 


O adiamento possibilitará o aprofundamento da discussão e evitará os possíveis prejuízos ao patrimônio público neste momento de crescimento da nossa economia.


 


Atenciosamente,


 


CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; FS – Força Sindical; NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores; UGT – União Geral dos Trabalhadores; Sinergia – Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo e Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.


 


Fonte: Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)