Perpétua pede consciência em política de defesa das águas

Deputada afirma ser impossível debater o assunto sem focar o saneamento básico e os manaciais da Amazônia.




 













Perpétua lembrou estatísticas pessimistas sobre o tema e cobrou mais união entre governos, prefeituras e movimentos civis
 

O mutirão político-institucional para salvar o Rio Acre e a Amazônia precisa ganhar força nas comemorações pelo Dia Mundial Das Águas. O alerta foi feito pela deputada Perpétua Almeida, nesta segunda-feira, durante sessão solene da Câmara Federal. A deputada lembrou as preocupações do governo acreano e o calendário de comemorações no Estado, que concentrará suas atividades no próximo dia 28, mas cobrou dos gestores públicos do país a adoção de medidas imediatas para ajudar a alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: a redução, pela metade, da proporção de pessoas que não contam com saneamento ambiental básico nem com água potável.


“Reconheço aqui o êxito de programas criados no Brasil e no meu estado. Mas, lamentavelmente, se constata que a água ainda é artigo de luxo para 2,6 milhões de cidadãos brasileiros. Não podemos esquecer que 2008 foi instituído pela ONU como o Ano Internacional do Saneamento. Cumprir esta meta exige o engajamento de todos”, enfatizou a deputada.


Perpétua chamou atenção para a necessidade de mais envolvimento da sociedade na defesa da maior reserva de água doce do planeta, situada na Amazônia. Consciência e educação ambiental, diz a deputada, são pontos magistrais para minimizar os prejuízos em comunidades que habitam as margens de rios e igarapés, afinal estes são meios de transportes exclusivos em regiões remotas, constituindo ainda como base para o sistema produtivo e renda. A deputada lembrou o esforço que seu gabinete, juntamente com senadores do Acre, de prefeitos, da Assembléia Legislativa do Acre e do próprio Comitê Amigos do Rio Acre em torno do assunto.


Dirigentes da ANA (Agencia Nacional de Águas), presentes na sessão, procuraram a deputada e se colocarem à disposição para, juntos, traçarem metas que possam viabilizar a revitalização do Rio Acre. A deputada assumiu o compromisso de fazer contato durante a semana com a bancada do Acre e marcar a reunião com os dirigentes da ANA.


O professor e geólogo Claudemir Mesquita, membro do Comitê de Defesa do Rio Acre e um dos especialistas mais envolvidos nas campanhas de defesa dos mananciais acreanos, acredita que “a consciência do povo cresceu muito”. Para ele, “iniciativas como a da deputada Perpétua, de vir a público, cobrar e apelar pela sensibilidade dos nossos governantes, são um modelo de política pública de que o Brasil e o Acre precisam”.


De acordo com a Organização das Nações Unidas, 40% da população mundial continuam sem saneamento básico e aproximadamente 1,5 milhão de crianças morrem ao ano no planeta em conseqüência da carência de água potável, saneamento ambiental adequado e condições higiênicas saudáveis.


Na sessão solene desta segunda-feira, Câmara dos Deputados abriu o plenário para dezenas de crianças. “Água é vida e vida é futuro”, destacou a deputada. Para ela, “o modelo de desenvolvimento sustentável construído hoje pelos homens deve ser exemplar, pois será, inevitavelmente, uma herança dos nossos filhos e netos”. A campanha de difusão e educação ambiental organizada pelo governo do Acre está prevista para a tarde do próximo dia 28.