Sem categoria

Cuba vai transmitir duas séries de TV tipicamente americanas

A partir desta semana, a TV cubana vai transmitir a popular série norte-americana Os Sopranos e também a premiada Grey's Anatomy. “Duas séries dramáticas norte-americanas, de estilos muitos diferentes, acompanharão os espectadores nacion

Os Sopranos, da rede HBO, descreve a vida de um chefe da Máfia de Nova Jersey e as aventuras de sua família. Grande premiada do Emmy 2007, a atração é considerada uma das obras mais notáveis da cultura popular dos Estados Unidos nos últimos 25 anos. A série irá ao ar pela televisão estatal nas noites de terça-feira.


 


Já às quintas-feiras, à noite, será transmitida Grey's Anatomy, da ABC, que venceu em 2007 o Globo de Ouro de melhor seriado de drama. A série acompanha a vida de um grupo de cirurgiões, em pleno serviço, trabalhando num hospital. Segundo o Juventud Rebelde, as novas ofertas demonstram “o rigor na seleção de dramas de elevada qualidade ética e apresentação poderosa” da televisão estatal.


 


Apesar dos 50 anos de confrontação ideológica de Cuba com os Estados Unidos, os filmes, música e programas de televisão norte-americanos são muito populares entre os cubanos e o cinema hollywoodiano domina a oferta.


 


Os Sopranos, que terminou em 2007, e Grey's Anatomy não são as primeiras séries de TV a serem gravadas em DVD, trazidas a Cuba e transmitidas. Os cubanos – que adoram as séries dramáticas (incluindo telenovelas produzidas em Cuba) – assistiram pela TV a séries como Desperate Housewives, House, capítulos de Lost e Prison Break, assim como policiais norte-americanos como Law and Order ou Criminal Scene Investigation (CSI).


 


A televisão cubana, com quatro canais nacionais sob controle estatal, se orgulha do conteúdo educativo de seus programas, embora não considere contraditória a exibição de séries tipicamente norte-americanas. A programação é geralmente centrada em programas educacionais, de variedade e infantis, além de esportes e novelas latinas. Um sistema de TV a cabo oferece alguns canais internacionais, como CNN, à indústria turística e a estrangeiros.