Mais de 7 mil participaram do 9º FISL
Com mais de 7,4 mil inscritos, representando 21 países, terminou nesse sábado, no Centro de Eventos da PUCRS, o 9º Fórum Internacional de Software Livre. Conforme um dos coordenadores da Associação SoftwareLivre.org (ASL), organizadora do fórum, Ricard
Publicado 21/04/2008 19:00 | Editado 04/03/2020 17:11
'Os participantes puderam inscrever palestras usando um software livre chamado Papers. Tivemos mais de 600 inscrições e escolhemos 253 delas para serem apresentadas nos três dias do fórum', salientou. Segundo a associação, a meta para 2009 é chegar a 10 mil inscritos.
Fritsch acrescentou que o evento propiciou a integração entre os usuários de Internet. 'Além da presença dos grandes players da área de Internet, o fórum permitiu um volume elevado de negócios.' Ele ressaltou que a associação reservou R$ 3,00 de cada inscrição (de R$ 153,00) para serem destinados a atividades sociais de inclusão digital.
Uma das palestrantes no último dia do evento foi a administradora de sistemas Fernanda Waiden, que trabalha para o Google. O tema abordado foi o Google Summer of Code, programa criado pela companhia para incentivar estudantes a desenvolver softwares livres. A participação no fórum de instituições de ensino foi destaque.
A rede Marista de Educação trouxe um robô criado por alunos, que servia água. O 'water free' foi criado pelo aluno Gregory Gusberti, da 8ª série do Colégio Marista Assunção, apoiado pelo professor Marcos Aranda Filho, coordenador de Robótica da instituição. 'A intenção do robô é de alertar para a preservação da água', disse Gusberti.
C POVO NET