Sem categoria

Bolívia: tribunal diz que abstenção em referendo é histórica

A Corte Departamental Eleitoral (CDE) do estado boliviano de Santa Cruz confirmou nesta segunda-feira (5) o nível histórico de abstenção no referendo sobre o estatuto pela autonomia do departamento. O vice-presidente da CDE cruzenha, Ernesto Zambrana, afi

Até esta segunda-feira, haviam sido verificadas quase 1,8 mil mesas eleitorais, das 5.252 habilitadas. A apuração mostrava que 64,18% dos eleitores foram aos locais de votação. No entanto, Zambrana disse que esse percentual “poderia diminuir de acordo com que vão sendo contadas as urnas que faltam”.



O vice-presidente da Corte detalhou que, de acordo com o que já foi apurado, 84,24% dos votos apóiam a autonomia de Santa Cruz, enquanto que os contrários representam 15.66%. Os que votaram em branco somam 1,31% e os nulos, 2,5%. O escrutínio dos votos deve ser finalizado até sexta-feira (9).



A ABI destacou também que a abstenção na consulta realizada no domingo (4) foi a maior registrada desde que a CDE introduziu o sistema Sirena de controle do Padrão Eleitoral, responsável por excluir automaticamente as pessoas que não participaram de uma eleição anterior.



No pleito que elegeu Evo Morales, em 18 de dezembro de 2005, por exemplo, o grau de abstenção nacional foi de 15,49%. Em Santa Cruz, o percentual alcançou 18,43%. Já no referendo sobre autonomias realizado em junho de 2006, os índices foram de 15,5% em nível nacional e 17,49% em Santa Cruz.



Divisão



Para o deputado Jorge Silva, do Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, os números são claros. “Esta cifra mostra a divisão de Santa Cruz e deve chamar a preocupação dos cívicos e do prefeito Rubén Costas sobre essa rejeição. Não podem esquecer que os dirigentes dos movimentos sociais fizeram a campanha pela abstenção e este é um resultado concreto”, afirmou.