Sem categoria

'Vermelho': 9 dias de êxito contra ataques virtuais

O Vermelho completou nesta terça-feira (26) uma semana com sua programação normal, sem sucumbir a ataques virtuais como os que atingiram o portal entre os dias 8 e 17 últimos. Os invasores tentaram: foram mais de meia centena de vezes só

Desta forma foi possível restabelecer a automação que mantém o portal da esquerda bem informada, ágil e funcional. A equipe técnica avalia que a situação estabilizou-se.



Não há como garantir site blindado



Um médico pode afirmar que seu paciente está curado, mas não que ele nunca mais pegará um resfriado. Da mesma forma, não há como garantir que um site está blindado contra ataques virtuais. No entanto, o Vermelho dispõe agora de uma maior segurança, suficiente para repelir o tipo de invasão que o vitimou.



Outras medidas estão sendo providenciadas, como a mudança para um servidor de última geração, que reforça a segurança do portal além de sua rapidez. A médio prazo, todo o site será reconstruido com tecnologia de software livre (um compromisso que vem desde o Manifesto Vermelho de 2002), o que também aumentará a defesa contra invasores.



O que deu errado no dia 17?



Durante os dez dias em que os ataques tiveram êxito, o portal recorreu a um formato de emergência, usando páginas ''fixas'' (sem recurso a banco de dados) para que o leitor tivesse o essencial, as principais notícias, e segurança na navegação. O último ataque que atingiu seu alvo ocorreu na noite do sábado (17). Conforme os indícios, o Vermelho não foi um alvo escolhido premeditadamente, mas um entre milhares de sites de todo o mundo vitimados por uma epidemia de ataques e inoculações de vírus.



Na ocasião, as defesas adotadas (atualizar a programação do servidor e refazer parte da programação) se revelaram insuficientes. ''Bombardeado” por mais de 20 ataques simultâneos vindos de diferentes origens, o sistema de defesa se exauriu e perdeu sua imunidade.



Agora, as medidas de reforço se mostraram mais eficazes e robustas. Na segunda-feira, 19, uma das empresas que prestam consultoria ao Vermelho desenvolveu um dispositivo de segurança sofisticado, com novos mecanismos de validação de formulário. Isto, somado aos recursos anteriores, impediu o sucesso dos ataques que se seguiram, em dois dias de teste e sete de funcionamento normal do site.



''Uma guerrilha virtual''



O Vermelho agradece todas as manifestações de apoio que recebeu, do público internauta e de profissionais de programação para a internet –- como a mobilização de alunos e professores do Departamento de Engenharia da Computação da Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).



Um leitor enviou a seguinte manifestação: “Nunca d'antes a informação joga um papel tão importante como agora, informação em tempo real, de que antes nem se falava pois não existia. E aí tem a contra-informação que é combater o ataque à nossa ferramenta de informação e se imunizar do ataque. Quem diria… quando os combatentes da Guerrilha do Araguaia imaginariam combater inimigos numa guerrilha virtual e com outros tipos de armas e táticas.”



Toni C.; colaborou Bernardo Joffily


Veja também: Vermelho restabelece sistema após ataques de invasores