Flávio Dino promete mudanças para vencer 'forças do atraso'

As convenções do PCdoB e do PT homologaram ontem o nome do deputado federal Flávio Dino como candidato a prefeito de São Luís, tendo como companheiro de chapa o sindicalista Rodrigo Comerciário

Cercado de bandeiras vermelhas e amarelas, Flávio Dino fez um discurso inflamado, no Ginásio Costa Rodrigues, onde prometeu lutar por mudanças em São Luís, para vencer “as forças do atraso”.


Os petistas realizaram sua convenção no Centro de Ensino Médio Governador Edison Lobão (Cegel) e de lá seguiram em passeata, gritando palavras de ordem, até o Costa Rodrigues, onde foi realizada uma grande festa popular. Visivelmente emocionado, diante dos gritos de militantes petistas e do PCdoB, Flávio Dino anunciou que vai trabalhar dia e noite para ganhar a eleição do próximo dia 5 de outubro. “E depois da vitória, vamos trabalhar dia e noite para mudar São Luís”, prometeu o deputado federal.


Ele conclamou a militância dos dois partidos para a tarefa de cair em campo, colocando desde já a campanha nas ruas. “Há candidatos de todos os tipos, para as próximas eleições. Mas esta não é uma campanha qualquer. É a campanha dos que anseiam por justiça e daqueles que querem mudanças”, ressaltou Flávio Dino.


De forma indireta, ele fez críticas aos seus principais concorrentes, dentro do próprio grupo liderado pelo governador Jackson Lago: “Há quem deseja ganhar a Prefeitura da capital para recompor seu patrimônio pessoal, para fazer riqueza. E há quem queira ganhar a eleição para prefeito para continuar administrando a cidade de modo a manter seus próprios interesses”, declarou Flávio Dino, criticando o ex-governador João Castelo (PSDB) e o candidato oficial do prefeito Tadeu Palácio, o ex-secretário municipal de Governo, Clodomir Paz (PDT).


“Extrema direita” – O candidato a vice-prefeito, Rodrigo Comerciário, lamentou que o PSB, partido do campo democrático e popular, tenha desistido da aliança com Flávio Dino para, na última hora, aderir à candidatura do ex-governador João Castelo. “O PSB, da forma mais lastimável, negando toda a sua história de luta, resolveu se aliar ao maior representante da extrema direita no Maranhão”, declarou Rodrigo Comerciário.


Com o lema “São Luís quer muito mais”, a campanha do PCdoB e do PT foi deflagrada ontem, com a estratégia de mobilizar da forma mais ampla possível os movimentos sociais, organizações sindicais, entidades ligadas a intelectuais, a artistas e a tendências religiosas, entre outros segmentos. A deputada estadual Helena Heluy enfatizou, em seu discurso, que a união do PT e do PCdoB em torno de Flávio Dino representa “uma grande aliança estratégica, para além das próximas eleições”.


Da mesma forma que a deputada Helena Heluy, o ex-presidente estadual do PT-MA, Washington Luís Oliveira, falando em nome da direção nacional do Partido dos Trabalhadores, disse que a candidatura de Flávio Dino, além de ser a candidatura da classe trabalhadora e dos movimentos sociais, “é a candidatura do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão”.


Um representante da direção nacional do PCdoB, José Reinaldo Souza, participou da convenção, no Ginásio Costa Rodrigues, dizendo que Flávio Dino inicia uma caminhada repleta de simbolismo, por ser “a campanha em prol das mudanças, em respeito à luta do povo, em respeito à luta da classe trabalhadora e em respeito à luta pelos direitos humanos”.


Ao discursar no encerramento da convenção, no começo da tarde de ontem, Flávio Dino lembrou que o PT e o PCdoB, juntos, construíram o melhor governo da História do Brasil – o governo Lula -, e agora, juntos, vão construir o melhor governo para a cidade de São Luís. “Nós temos a melhor proposta; nós temos a melhor História, nós temos o melhor passado, para com base em tudo isso, nós podermos construir o melhor futuro”, ressaltou Flávio Dino, sob aplausos dos convencionais.