Sem categoria

Lideranças do PT reafirmam apoio a Jô Moraes em BH

A candidatura de Jô Moraes (PCdoB) à prefeitura de Belo Horizonte recebeu na sexta-feira (11) o apoio de lideranças políticas e dos movimentos sociais. O grupo é formado por petistas insatisfeitos com os rumos que o partido tomou

Contrário à união com o PSDB na disputa da Prefeitura, o grupo lançou o slogan “Sou PT, voto Jô”. O deputado estadual Rogério Correia diz que não aceita participar da aliança em torno de Marcio Lacerda (PSB).


 


A candidatura de Lacerda foi articulada e apoiada pelo atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e pelo governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). A direção nacional do PT vetou aliança com o PSDB em Belo Horizonte. Devido ao veto do PT, o PSDB ficou fora da chapa, mas Aécio Neves manteve o partido apoiando informalmente a candidatura de Lacerda, ex-secretário de seu governo.


 


A adesão de parte do PT foi comemorada pela candidata comunista, que entre os militantes que lhe declararam apoio, vários participaram da fundação do partido e alguns são ligados aos ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República.


 


Ao justificar a posição, Correia afirmou que, apesar da vitória que esse grupo petista obteve ao barrar a aliança com o PSDB, a “coligação oficial”, da qual o PT participa, não terá “apenas o apoio informal” do governador. “Esta coligação é comandada pelo PSDB e PPS, que controlam postos chaves na coordenação de campanha. Ou seja, a aliança real, vedada por nossas resoluções nacionais, está sendo feita”. Na opinião de Correia, “a exclusão conscientemente executada, de setores inteiros da luta social, já está consolidada”.





“Jô tem identidade histórica com o PT”



“A Jô e o PCdoB têm identidade histórica com o PT em Belo Horizonte. Sempre foi nossa amiga e tivemos seu apoio desde que o Patrus foi prefeito”, disse o ex-deputado e ex-delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas, Rogério Correia. “Por isso viemos declarar nosso apoio a sua candidatura”, acrescentou.


 


Entre outros apoiadores estão o superintendente regional do Incra, Marcos Helênio; o deputado estadual Jesus Lima; e o superintendente da Pesca em Minas, Wagner Benevides. ''Se alguém tiver que ser punido são aqueles que estão traindo o projeto popular'', disse Marcos Helênio.


 


''Venho aqui impulsionado pelo povo nas ruas, pelas lideranças comunitárias. Represento as pessoas que querem construir um projeto democrático para a cidade'', afirmou José Celestino, do movimento Fé e Política.


 


''Vamos para as ruas eleger a Jô porque acreditamos em seu projeto'', disse o dirigente estadual da CUT, Sheakspeare Martins.


 


''Fico muito feliz porque aqui estão amigos que querem o melhor para a cidade'', declarou Jô Moraes.


 


 


 


Com informações de O Tempo e Hoje em Dia
Foto: Alexandre Guzanshe (O Tempo)