Sem categoria

Lei Seca: número de mortes no trânsito em SP cai 63%

O Instituto Médico Legal registrou uma nova redução no número de mortes por acidente de trânsito em São Paulo. O levantamento concluído pelo Instituto Médico Legal (IML) aponta, após a implantação da Lei de Embriaguez ao Volante, uma redução de 63% nas mo

O levantamento do IML compara as três primeiras semanas de junho, período que antecedeu a chamada Lei Seca, com as três semanas posteriores. Na primeira fase, a média é de 11,7 mortos na quinta, sexta, sábado e domingo de cada semana. Depois da implantação da Lei Seca a média cai para 4,3 mortos em acidentes de trânsito.



A pesquisa foi feita nesses quatro dias de cada semana, pois consiste o período no qual é mais freqüente a associação de álcool e direção com o aumento do número de acidentes registrados. Também é nesses dias que a Polícia Militar (PM) vem realizando a Operação Direção Segura, que flagra os casos de embriaguez ao volante.



O levantamento ora divulgado acentua a tendência observada nas duas primeiras semanas posteriores à implantação da Lei Seca – na qual foi registrada a redução de 57% nas mortes por acidente de trânsito na Capital.



Operação Direção Segura



Em abril de 2007, portanto antes de a nova lei entrar em vigor, por determinação do secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, que se mostrou preocupado com o crescimento das mortes violentas por acidente de trânsito, a Polícia Militar implantou, na Capital, a Operação Direção Segura.



Para ele, a Lei de Embriaguez no Trânsito (nº 11.705), deu às polícias um instrumento mais poderoso para combater os acidentes de trânsito. “É uma lei dura, mas muito importante”, assegura.



O Governo do Estado vai investir mais R$ 2,6 milhões na compra de 400 novos bafômetros. A aquisição será feita ainda este ano pela Secretaria da Segurança Pública. Os estudos para a compra dos equipamentos serão feitos pela Polícia Militar. Destes, 102 serão destinados à Capital e 298 para as cidades do interior.



Recentemente, a Polícia Rodoviária recebeu 62 bafômetros comprados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com a aquisição, que quadruplicou o número de etilômetros disponíveis, as operações Direção Segura, realizadas nas estradas estaduais, passaram a empregar um total de 79 equipamentos. Todo pelotão de Polícia Rodoviária tem pelo menos um bafômetro.



Na Capital a Polícia Militar quadruplicou sua capacidade de fiscalização dos casos de embriaguez ao volante ao receber um lote de 40 bafômetros da CET. Agora, a PM conta com 51 equipamentos na Capital, que são operados pelo Programa de Policiamento de Trânsito, coordenado pelo 34º BPM/M. Para o secretário Ronaldo Marzagão, o investimento em bafômetros trará resultados.



“Todo investimento que o Estado faz em operações preventivas é amplamente recompensado pela preservação da vida de cada pessoa e, por que não dizer, pelos imensos gastos hospitalares e previdenciários, causados pelas mortes no trânsito”, disse Marzagão.