PT-PSDB estão juntos em mais de mil cidades brasileiras
Maiores rivais na disputa pelo poder político nacional, PT e PSDB não serão tão adversários nas próximas eleições municipais. Levantamento preliminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que tucanos e petistas estarão juntos formalmente em mais
Publicado 22/07/2008 17:25
Esse número de alianças deverá subir, já que o processamento de informações sobre o registro das candidaturas ainda está sendo concluído.
Até agora, foram contabilizadas alianças em 1.130 cidades. Isso equivale a 20,3% do total dos 5.565 municípios existentes no Brasil. Algo como uma coligação entre tucanos e petistas a cada cinco cidades.
A constância nessa parceria acabou se revelando como uma das maiores surpresas da próxima eleição, uma vez que PT e PSDB têm polarizado as disputas pela sucessão presidencial desde 1994.
Porém, as alianças restringem-se basicamente às cidades menores. Nos 79 municípios com mais de 200 mil eleitores,onde há possibilidade de haver segundo turno, a orientação da direção nacional do PT foi não participar de coligações nas quais o PSDB, o DEM e o PPS, partidos que fazem oposição ao governo Lula, estivessem presentes. O caso mais emblemático foi Belo Horizonte, onde o PT só aceitou apoiar o candidato do PSB à prefeitura, Márcio Lacerda, depois que o PSDB do governador Aécio Neves conformou-se em dar apoio informal à candidatura.
Em outras grandes cidades, a direção nacional do PT permitiu alianças com a oposição. Entre estas cidades estão Palmas, capital do Tocantins, São Vicente (SP), Nova Friburgo (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Canoas (RS), Criciúma (SC), Itajaí (SC), Guarujá (SP), Araguaína (TO), entre outras.
A cúpula petista não aprovou nenhuma coligação, nestas cidades, em que o candidato a prefeito seria do PSDB, DEM ou PPS – com exceção de Montes Claros, onde o prefeitos Athos Avelino, do PPS, foi eleito com o apoio dos petistas.
Leia também: PT amplia apoios mas ainda tem 74% de candidaturas próprias