Entidades se mobilizam pelo piso salarial do professor

Professores e trabalhadores em educação preparam uma longa mobilização em defesa da implementação urgente do Piso Salarial Profissional Nacional, que beneficiará educadores de escolas públicas do ensino básico de todo o país. O piso vem sendo questiona

A Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE) realizará no dia 16 de setembro, o Dia Nacional de Mobilização, com paralisação, sob o lema: ''O piso é lei, faça valer!''.



A campanha será realizada até o mês de dezembro com as seguintes ações. No dia 16 de outubro, os professores vão aproveitar o Dia do Professor para promover atividades. No dia 16 de novembro, haverá entrega de panfletos em feiras. E, no dia 16 de dezembro, ocorrem mobilizações nos estados.



A mobilização se estenderá a outras ações, como organização de caravanas à Brasília para pressionar o Congresso Nacional contra projetos de lei que possam propor alteração da legislação do piso. Também serão realizadas audiências públicas em Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas para debater a implantação do Piso nacional, o que deve ocorrer após as eleições municipais.



Em reunião no Conselho Nacional de Entidades ficou definido, ainda, uma outra Campanha Nacional. Os objetivos são garantir a liberdade de expressão dos educadores; reivindicar a participação da CNTE nas audiências públicas sobre planos de carreira; promover a 10a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública; e realizar um seminário nacional sobre certificação e avaliação de desempenho.



Com informações da CNTE