Grito do Excluídos divide atenção com festa da independência

“O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos”. Com esse chama

Em todos os estados brasileiros – nas capitais e principais cidades do interior –, paralelo às  paradas cívico-militar, serão realizados os atos que acontecem tradicionalmente desde 1995, cada ano com um lema diferente. Os eventos, que tem seu ponto alto em Aparecida (SP), juntamente com a Romaria dos Trabalhadores, começaram nesta sexta-feira (5) e se concentram, no maior número de cidades, no domingo – 7 de setembro



A CNBB, que coordena o Grito Nacional, junto com as Pastorais Sociais e movimentos populares, conta ainda com o apoio e a participação de todas as comunidades, escolas e organizações sociais, na realização das diversas atividades.



Dom Pedro Luis Stringhini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz,da CNBB, que assina o texto de apresentação do evento, lembra que neste ano, na sua 14ª edição, o Grito dos Excluídos reforça a Campanha da Fraternidade com tema “A Vida em primeiro lugar – Direitos e participação popular”.



Poder popular



O Grito visa também: lutar contra as formas de exclusão e as causas que levam o povo a viver em condições de vida precárias e muitas vezes sem perspectiva de futuro; denunciar a política econômica que privilegia o capital financeiro em detrimento dos direitos sociais básicos e construir alternativas que tragam esperança aos excluídos e perspectivas de vida para as comunidades locais.



E defende ainda a pluralidade e igualdade de direitos, bem como o respeito nas relações de gênero, raça e etnia; a multiplicação de assembléias populares para discutir a organização social a partir do Município, fortalecendo o poder popular em tempos de eleições municipais.



O projeto de País divulgado pelo movimento é de “uma nação baseada no desenvolvimento econômico em consonância com o desenvolvimento social, com a realização de grandes reformas estruturais que o país necessita com investimentos para um desenvolvimento sustentável local e regional, que crie oportunidades para o povo”. Nesse projeto popular para o Brasil, o movimento lembra a necessidade da integração latino-americana, baseado em um modelo solidário e de cooperação.



“O compromisso com esta causa nos compromete no esforço de superação da exclusão em nosso País, participando da construção de uma sociedade justa e solidária”, afirma Dom Pedro.



Programação nos estados



Alagoas
Em Maceió, dia 5, às 8h, concentração na Praça Marechal Deodoro e caminhada pelas ruas da cidade.
O Grito acontece nas cidades de Messias, dia 6; Murici, Arapiraca e Palmeira dos Índios, dia 7.



Amapá
Em Macapá, dia 7, às 8h, concentração em frente à Praça Santuário, caminhada pelas ruas da cidade até a Praça da República.
O Grito acontece na cidade de Santana.



Amazonas
Em Manaus, dia 7, às 8h, concentração na  Praça dos Remédios, caminhada pelas ruas da cidade. Do Ato Público fará parte o  Grito da Arte com manifestações culturais dos povos indígenas em prol da Raposa Serra do Sol.



Bahia
Em Salvador, dia 7, às 9h, concentração em frente do Centro Arquidiocesano de Pastoral (Garcia), após o desfile oficial, a caminhada sai de Campo Grande pela Av. Sete de Setembro para à Praça Castro Alves, onde terminará o Ato com uma celebração.
O Grito acontece também nas cidades de Serrinha, Itabuna, Ponto Novo, Ricaho de Santana, Vitória da Conquista, Nova Souré, Mundo Novo, Camacan, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Luz, Ribeira do Amparo, Guajerú, Conceição do Coité e Camaçari.



Ceará
Em Fortaleza, dia 7,  o Grito acontecerá no bairro do Genibaú, com a caminhada saindo de três pontos diferentes da comunidade, o primeiro será da Ponte do Genibaú, o segundo será da Igreja de Dom Bosco e o terceiro da Igreja São Francisco. As caminhadas seguirão até a Vila Olímpica, onde ocorrerá o Ato de encerramento.
O Grito acontece na cidade de Sobral.



Distrito Federal
Em Brasília, dia 7, haverá Ato na rodoviária central do plano piloto.
O Grito acontecerá também nas Cidades Satélites.



O PCdoB do Distrito Federal também comemora o Dia da Independência do Brasil com um grande Ato em defesa da soberania nacional, pelo emprego dos recursos oriundos do petróleo na educação e na saúde do povo brasileiro. “O Pré-Sal é Nosso!” é a palavra de ordem do evento que reunirá comunistas a partir das 8 horas do dia 7, em frente à Catedral.


 


Espírito Santo
Em Vitória, dia 7, o Grito acontecerá no Centro da Cidade.
O Grito acontecerá também em São Mateus.


 


Goiás
Em Goiânia, dia 7, às 15h, concentração no Posto Brisa, GO 040, saída para Aragoiânia, em Aparecida de Goiânia, gritarão “contra a reintegração de posse e a expulsão de 4 mil pessoas de suas casas, legitimamente adquiridas, pagando impostos à prefeitura, com registro em cartório, nos bairros Serra das Brisas e Belo Horizonte, em Aparecida de Goiânia/GO. O povo exige responsabilidade do poder público Isso é Injustiça”



Maranhão
Em São Luiz, dia5, às 14h, concentração em frente a Igreja Católica N.Sª. de Fátima, caminhada pelas ruas do bairro e encerramento do Ato no Largo da Igreja Santo Expedito.
Em Bacabal, dia 6, no Centro Franciscano de Animação Missionária, acontece o I Seminário Direitos e Participação Popular.


 


Mato Grosso
Em Cuiabá, dia 7, às 16h, concentração em frente ao monumento Ulysses Guimarães, na Avenida do CPA, para gritar por caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
Em Cáceres, dia 6, às 14h, Assembléia Popular, no Salão Cristo Trabalhador. Às 18h, Ato do Grito contra a criminalização dos lutadores dos movimentos sociais e caminhada saindo da Paróquia Cristo Trabalhador até a Av. 7 de setembro.
O Grito acontecerá também nas cidades de Rondonópolis, Nortão, Alta Floresta, Campo Verde.


 


Mato Grosso do Sul
Em Dourados, dia 7, às 7:30h, concentração na Rua Melvin Jones próximo a Rádio Caiuás para participar do desfile oficial.
O Grito acontecerá ainda na cidade de Taquarussu.


 


Minas Gerais
Em Belo Horizonte, dia 7, às 8 h, concentração na Praça da Assembléia de onde sai a caminhada para Praça Sete, onde fazem um apitaço.
Dia 7, também haverá o Grito nas cidades de Ribeirão das Neves, Ouro Preto, Ipatinga, Montes Claros São João Del Rey Juiz de Fora Vazante, Machado, Araçuaí, Passos, João Monlevade, Mutum, Uberaba, Riacho dos Machados, Diamantina, Formiga.


 


Pará
Em Belém, dia 7, às 8h, concentração em frente a Praça do Santuário e caminhada para a Praça da República.
O Grito acontece também em Santarém e na cidade de Óbitos.


 


Paraíba
Em João Pessoa, dia 5, às 8h30, no Sinticom, no Centro, acontecerá o Seminário “D. Helder Câmara” e às 12h caminhada seguida de Ato Público.
No dia 6, em Campina Grande. E no dia 7, em Santa Rita.


 


Paraná


Dia 6, em Londrina, acontecerá o Pré-Grito dos Excluídos, na Praça da Bandeira, com a participação do Teatro do Oprimido e o Grito dos Excluídos.  Dia 7, às 9h, o Grito acontece no Santuário de Nossa Senhora Aparecida na Vila Nova.
O Grito acontecerá nas cidades de Jacarezinho, Uruarama e Foz do Iguaçu.


 


Pernambuco
Em Recife, dia 5, às 15h, acontecerá o Pré-Grito na Praça do Carmo. Dia 7, às 9h, concentração na Praça Oswaldo Cruz, de onde sairá a passeata pela Av. Conde de Boa Vista.
O Grito acontecerá nas cidades de Surubi, Petrolina, Nazaré da Mata, Elumas e Pedro II.
 
Piauí
Em Teresina, dia 7, Ato do Grito acontece no Centro.
O Grito acontecerá na cidade de Piripiri.


 


Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, dia 7, às 8h, concentração na Esquina da Presidente Vargas com Uruguaiana, e a palavra de ordem unificada é “contra a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais”.
O Grito acontecerá também em Nova Friburgo.


 


Rio Grande do Norte
Em Natal, dia 6, às 18h, no Centro Dom Nivaldo Monte, haverá acampamento do Grito e debate sobre a Criminalização dos Movimentos Sociais. 
No dia 7, às 8h, concentração na Rua Jundiaí (Tirol), percorrendo as ruas da cidade.
O Grito acontecerá também em Mossoró.


 


Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, dia 5, às 13h, concentração na Praça Pinheiro Machado e caminhada em direção ao Centro, com Ato Público em frente a Secretaria Estadual de Segurança Pública, à Prefeitura, Ministério Público Estadual. Às 17h30 a atividade se encerra com Ato em frente ao Palácio Piratini na Praça da Matriz,  o Ato será em conjunto com a 13ª  Marcha dos Sem.
Em Passo Fundo, dia 5, às 19h, Ato com a participação de grupos e entidades que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social.


 


Rondônia
Em Porto Velho, dia 7, Ato do Grito no Centro.
Em Ji-Paraná, dia 21/9, das 14h às 18h, Ato no Bairro J.K.
 
Roraima
Em Boa Vista, dia 7, às 8h, concentração na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro de Pintolândia, e caminhada percorrendo as ruas dos bairros de Pintolâmdoa. Cambará, Asa Branca, Tancredo Neves e Canãa.


 


Santa Catarina
Dia 7, acontece o Grito nas cidades de Blumenau, Joinville, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Tubarão, São Miguel do Oeste, Xanxerê, São José do Cedro, Fraiburgo, Cocal do Sul, Içara e Presidente Getúlio.


 


São Paulo
Em São Paulo, acontecerá a 11ª Romaria a Pé, que sai no dia 5, da Arquidiocese de São Paulo e Diocese de Santo André, percorrendo várias paróquias da cidade, com chegada prevista para o dia 7, na Catedral da Sé, no Centro, onde haverá missa, Ato Público e caminhada até o Monumento do Ipiranga para o Ato de encerramento.
Em Aparecida, diz 7, acontece o 14º Grito e 21ª Romaria dos/as Trabalhadores/as. Às 6h, concentração no Porto Itaguaçú e caminhada até a Basílica, onde haverá a celebração eucarística.
O Grito acontecerá também nas cidades de Campinhas, São José do Rio Preto, Rio Claro, Araras, Limeira, Botucatu, Eldorado, Marília, São Carlos, Promissão, Taubaté, Iacri, Barretos, Sumaré, São Carlos e Cubatão.


 


Sergipe
Em Aracaju, dia 5, às 14h, concentração entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz e caminhada percorrendo as ruas do centro comercial, terminando na Praça Olímpio Campos. 


 


Tocantins
Em Palmas, dia 7, Ato Público na feira do Bosque, com apresentação de faixas e dos estandartes dos movimentos.
O Grito acontecerá na cidade de Pau D´arco.


 


De Brasília
Márcia Xavier