Moniz Bandeira lança livro sobre golpe a Allende no Chile

O historiador e cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira lança no próximo dia 11, em São Paulo, um novo livro em que pretende lançar novas luzes sobre o golpe militar que derrubou o presidente chileno Salvador Allende.

O título do livro é “Fórmula para o Caos – a derrubada de Salvador Allende”. O ex-presidente comandava um governo popular e socialista e ficou no poder de 1970 a 11 de setembro de 1973, quando foi derrubado por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos.



O lançamento do livro coincide com a data do golpe e será feito simultaneamente, em português e espanhol, no Brasil, na Argentina e no Chile. A publicação apresenta inédita documentação dos arquivos do Centro de Informações do Exército (Ciex), do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) e do próprio Itamaraty.



Moniz Bandeira mostra que o Brasil, mesmo secundariamente, teve participação no golpe, cujo apoio preponderante foi dos Estados Unidos. A participação do Brasil, de acordo com Moniz, só é mais efetiva após a consumação do golpe. Além de ter sido o primeiro país a reconhecer a junta militar chilena, mandou para lá militares e policiais e abriu o caixa do Banco do Brasil, com uma linha de crédito de US$ 200 milhões.



Em “Fórmula para o Caos”, o cientista político estuda as causas internas e externas da deposição do presidente Salvador Allende. Segundo Moniz Bandeira, o golpe foi marcado para 11 de setembro para coincidir com a localização de esquadra norte- americana nas proximidades das águas chilenas, a pretexto das manobras de treinamento da Operação Unitas XIV. Diante da expectativa de guerra civil, os marines desembarcariam com o propósito de “salvar vidas americanas”.



A expressão “fórmula para o caos” foi usada por Henry Heckscher, chefe da CIA em Santiago na época do governo popular e socialista de Allende. Essa expressão designa o conjunto de operações encobertas para impedir a posse de Allende e, depois, para a deposição dele.



O lançamento, no Brasil, será em São Paulo, na livraria Fnac da avenida Paulista, a partir da 19h do dia 11. Haverá um debate sobre o golpe no Chile entre o secretário-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, os embaixadores Álvaro Diaz Pérez, Carlos Henrique Cardim, o ex-dirigente do movimento chileno Pátria Y Libertad, Roberto Thieme. O debate será mediado por Levi Ferrari, presidente da União Brasileira de Escritores. O livro é publicado no Brasil pela Editora Civilização Brasileira.



Fonte: Agência Informes