Luizianne chega a 45% e lidera isolada disputa em Fortaleza

Pesquisa Vox Populi divulgada na tarde desta segunda-feira (8) mostra Luizianne Lins (PT) na liderança isolada das intenções de voto dos eleitores para a Prefeitura de Fortaleza. A petista aparece com 45% das intenções de voto contra 23% de Moroni Torg

Em comparação com a última pesquisa Vox Populi, Luizianne cresceu 11 pontos percentuais, enquanto Moroni teve uma oscilação negativa de quatro pontos. Patrícia Saboya também caiu e passou de 20% para 17%.



Luiz Gastão (PPS), Renato Roseno (PSOL) e Pastor Neto Nunes (PSC) estão empatados com 1% de intenção de voto cada. Adahil Barreto (PR) e Carlinhos Vasconcelos (PCB) não pontuaram. O candidato Aguiar Júnior (PTC) não foi citado pelos entrevistados. Brancos e nulos somam 4% e indecisos 8%.



A pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Jangadeiro afiliada do SBT, entrevistou 700 pessoas nos dias 5 e 6 de setembro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 507/2008. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.



Segundo turno



A pesquisa também simulou uma disputa de segundo turno entre os três primeiros colocados nas pesquisas. Num embate contra Moroni ou Patrícia, Luizianne sairia vitoriosa em ambos os casos.



Numa simulação entre Luizianne e Moroni, a petista teria 58% das intenções de voto contra 33% do candidato do DEM. No embate com Patrícia, Luizianne ganharia com 54% e a pedetista teria 34%. Já em uma disputa entre Patrícia e Moroni, a pedetista sairia vitoriosa com 46% contra 36% do candidato do DEM.



Datafolha



Além do Vox Populi, outro instituto também confirma a ascenção da candidata petista. O Datafolha mostra que Luizianne Lins abriu uma vantagem de 22 pontos percentuais sobre Moroni Torgan.



Em 15 dias, a petista ganhou nove pontos e tem 44% das intenções de voto, segundo o Datafolha. Moroni perdeu sete e está com 22%, empatado tecnicamente com Patrícia Saboya, que manteve 19%.



O crescimento de Luizianne foi acompanhado também pela queda de sua taxa de rejeição, que passou de 29% para 26%.



Moroni, por sua vez, vive um movimento inverso, chegando a 37% de rejeição, contra 31% na pesquisa anterior. Patrícia ficou estável, com 20%.



A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6, com 816 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais. O jornal “O Povo”, de Fortaleza, foi quem contratou a pesquisa, registrada no TRE com o nº 92.292/2008.



No levantamento divulgado no começo de agosto, antes do horário eleitoral, Luizianne e Moroni apareciam rigorosamente empatados, com 30% cada um. Na enquete seguinte, divulgada há 15 dias, ainda havia um empate técnico, mas com Luizianne chegando a 35% e Moroni, a 29%. Patrícia apenas oscilou de 22%, na primeira pesquisa, para 19% na segunda, e manteve o resultado agora.



Luizianne tem usado a propaganda eleitoral para enfatizar a importância da parceria dela com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o governador Cid Gomes (PSB). O slogan é “Fortaleza três vezes mais forte”. Na campanha de rua, há um forte trabalho para reforçar que Moroni é de partido contrário ao presidente.



O democrata também é acusado de não ter “identidade” com a cidade (ele é gaúcho e passa mais tempo em Brasília, onde atua como assessor).



Num contra-ataque, a campanha de Moroni acusa Luizianne de “xenofobia”.



Com agências