Satélites da Google baratearão em 95% internet no 3º mundo

Oferecer internet via satélite para 3 bilhões de pessoas a baixo custo é o novo projeto do Google, em parceria com a Liberty Global e o HSBC. O consórcio pretende adquirir 16 satélites de baixa órbita para oferecer acesso da África, América Latina, Ásia e

A fase inicial terá metade desses satélites e deve entrar em operação em 2010. O projeto “O3b” (Outros 3 bilhões, ou Other 3 billions) já tem US$ 65 milhões investidos pelas três empresas. O O3b pretende assinar contratos com operadoras locais da África, América Latina, Ásia e Oriente Médio. Países onde a rede já está mais desenvolvida, mas ainda é cara em áreas rurais, como o México, também podem entrar no acordo.



Segundo o Financial Times, o grupo faz nesta terça-feira um pedido de 16 satélites à Alenia Space, um grupo aeroespacial franco-italiano, como o primeiro passo de um projeto de US$ 750 milhões para conectar países a até 45 graus do Equador, o que compreende praticamente todo o mundo em desenvolvimento.



“As nações desenvolvidas, particularmente no Hemisfério Norte, possuem uma extensa rede de cabos submarinos de fibra. Em numerosos países em desenvolvimento a criação de uma rede de fibras não é comercialmente viável, nem mesmo realizável”, diz o comunicado da Foogle sobre a O3b.



“O sistema O3b Networks mudará por completo a economia da infraestrutura das telecomunicações nos mercados mundiais com maior crescimento em serviços de telecomunicações”, agrega o comunicado. Segundo o texto, o desenvolvimento operacional e técnico do projeto “já está brm avançado”. A criação do serviço está prevista para o fim de 2010.



Da redação, com agências