Economia em alta ajuda imagem de prefeitos
Com ajuda do crescimento de 6% no PIB (Produto Interno Bruto), das obras do PAC e de orçamentos menos arrochados, melhora a avaliação das prefeituras brasileiras. Pesquisas do Ibope Inteligência, realizadas em agosto-setembro, mostram que mais da me
Publicado 13/09/2008 12:17
As avaliações não seguem uma lógica partidária: administradores filiados aos principais partidos se distribuem equitativamente entre as prefeituras melhor e pior avaliadas. Os três primeiros colocados são Beto Richa (PSDB) de Curitiba com 81% de avaliação ótima/boa, Fernando Pimentel (PT) de Belo Horizonte com 79% e Nelson Trad (PMDB)de Campo Grande com 78%.
Por outro lado, os três piores avaliados, com os menores índices de classificação ótima/boa são os prefeitos de Macapá (PT, 11%), Manaus (PSB, 19%) e Salvador (PMDB, 26%).
Dos 26 prefeitos das capitais, 20 concorrem à reeleição. As pesquisas apontam que dez deles têm chances de se reeleger já no primeiro turno, uma vez que superam a soma das intenções de voto de seus adversários.
São eles: Cícero Almeida (PP) de Maceió (80%), João Coser (PT) de Vitória (73%), Íris Rezende (PMDB) de Goiânia (71%), Ricardo Coutinho (PSB) de João Pessoa (70%), Beto Richa (PSDB) de Curitiba (70%), Silvio Mendes (PSDB) de Teresina (67%), Nelson Trad (PMDB) de Campo Grande (66%), Angelim Vasconcelos (PT) do Rio Branco (56%), Roberto Sobrinho (PT) de Porto Velho (55%) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) de Aracaju.
Pesquisas do instituto Datafolha em oito capitais confirmam que o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), é o mais bem avaliado: ele obteve nota 8,0 numa escala de 0 a 10. Em segundo aparece Fernando Pimentel (PT), de Belo Horizonte, com 7,6.
Se a eleição em Curitiba fosse hoje, Richa venceria no primeiro turno com 71% dos votos. Já Cesar Maia (DEM), do Rio, vem em último lugar, com nota 4,5. Ele é único cuja taxa de reprovação (40%) supera a de aprovação (26%). Cesar apóia Solange Amaral (DEM), que tem 7% e está em quinto lugar no Datafolha.
O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), tem taxa de aprovação igual a de reprovação (29%) e aparece em segundo lugar na pesquisa de intenção de votos – com 21% -, atrás de ACM Neto (DEM), com 28% e em empate técnico com Antônio Imbassahy (PSDB, 18%) e Walter Pinheiro (PT, 16%)..
Os outros prefeitos avaliados têm um índice de aprovação bem superior ao de desaprovação. O prefeito do Recife, João Paulo (PT), é aprovado por 64% dos eleitores mas está em seu segundo mandato e não pode se recandidatar. Luizianne Lins (PT), de Fortaleza, é aprovada por 49% e desaprovada por 16%. Ela lidera a última pesquisa de intenção de votos com 44%.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é o sexto no ranking do Datafolha. Aprovado por 45% e desaprovado por 23%, o prefeito paulistano está em segundo lugar na pesquisa , com 21%, tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), com 20%.
Da redação, com agências