Ibope indica Manuela e Fogaça no 2º turno em Porto Alegre

Pesquisa do instituto Ibope coletada em Porto Alegre entre os dias 9 e 11 e divulgada neste sábado (13) mostra o prefeito e candidato à reeleição, José Fogaça (PMDB), na liderança, com 36%, seguido de Manuela D’Ávila (PCdoB), com 23%. Em terceir

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em 19 de agosto, Fogaça subiu três pontos percentuais, e Manuela, dois. Rosário permaneceu com os mesmos 16% da pesquisa anterior, mas a pesquisa mostra pela primeira vez uma diferença superior à margem de erro entre as candidatas do PCdoB e do PT.

Luciana Genro (Psol) oscilou dois pontos para baixo (de 8% para 6%). Já Onyx Lorenzoni (DEM) permaneceu com 5%. Nelson Marchezan Junior, do PSDB da governadora Yeda Crusius, apareceu empatado com Vera Guasso, do PSTU, ambos com 1% das intenções de voto. Os eleitores indefinidos somaram 11%.

Pontos fracos, pontos fortes

Manuela, que acaba de completar 27 anos, pontua mais que Fogaça (61 anos) entre os eleitores com 16 a 24 anos: nesta faixa a deputada chega a 42% (10 pontos a mais que em agosto), contra 21% do prefeito (sete a menos). Na faixa de eleitores acima de 50 anos, o quadro se inverte radicalmente: Fogaça 46% (quatro pontos a mais), Manuela 13% (dois a mais).

Por faixa de renda, Fogaça pontua mais entre os eleitores que ganham acima de cinco salários mínimos (43%) e Manuela na camada entre dois e cinco salários (28%). Por nível de escolaridade, o prefeito é mais votado na faixa entre a 5ª e a 8å série do fundamental (40%), ao passo que a intenção de voto da deputada comunista sobe gradualmente, de 20% entre os que têm até a 4ªa série do fundamental, até 26% entre os que têm curso superior.

Na pesquisa espontânea (em que não são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado), Fogaça é citado por 32% dos eleitores, seguido de Manuela, com 20%. Seguem-se Rosário, com 13%, e Lorenzoni, com 5%.

Fogaça toureia a reação

A disputa entre Manuela e Rosário para ver quem irá ao segundo turno facilitou até agora o desempenho do atual prefeito. Fogaça, segundo o Ibope, seria reeleito hoje tanto contra Manuela (46% a 38%) como contra Rosário (51% a 35%). Numa disputa entre Manuela e Rosário, a candidata do PCdoB venceria o confronto por 14 pontos de diferença (45% a 31%).

Na pesquisa anterior as simulações de segundo turno deram: Fogaça 44% contra Manuela 41%; Fogaça 46% contra Rosário 37%; e Manuela 41% contra Rosário 33%.

No entanto, o desempenho do prefeito esbarra na mais alta taxa de rejeição entre os sete candidatos portoalegrenses. De acordo com a pesquisa, 24% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Seguem-se, pela ordem de rejeição, Vera Guasso (23%), Rosário (19%), Onyx (18%) e Manuela (17%).

Face à pesquisa de agosto, a rejeição de Fogaça oscilou três pontos para menos. Já a de Rosário subiu um ponto e a de Manuela três pontos. Todas estas variações foram dentro da margem de erro.

O Ibope ouviu 805 eleitores portoalegrenses, entre a terça e a quinta-feira. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS, do jornal Zero Hora, cujo site divulgou os resultados.

Clique aqui para ver o relatório completo da pesquisa IbopeIbope indica Manuela e Fogaça no 2º turno em Porto Alegr