Pré-sal: Lula diz que Brasil não adotará modelo norueguês
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (16) que o Brasil não deve adotar o modelo norueguês no novo marco regulatório do petróleo que está em estudo no governo. A regulação da Noruega está sob análise dos ministros designados po
Publicado 16/09/2008 15:52
Lula disse ainda que só analisará a proposta dos ministros a partir de 5 de outubro, porque na próxima semana estará em viagem para Nova Iorque.
“Nós não queremos copiar o modelo norueguês de fundo do petróleo, porque cada país vai criar as coisas em função da sua história, da sua cultura e da sua peculiaridade. Mas obviamente que é um exemplo extraordinário”, explicou o presidente.
Lula salientou que na Noruega a carga de impostos para empresas estrangeiras é alta, o que dificultaria a implementação no Brasil. Os estudos do grupo interministerial sobre o tema devem ficar prontos até o final do mês.
“Na Noruega as empresas estrangeiras pagam 78% de imposto [para explorar e produzir petróleo] para o governo e não reclamam. O que é importante e ele [o primeiro-ministro norueguês] disse uma coisa muito certa. Nesses investimentos para que uma empresa confie em fazer investimentos no país é preciso de você tenha uma definição clara do que vai acontecer a cada dia e não ficar mudando as regras do jogo”, salientou.
O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, disse que o país está interessado em fazer investimentos por meio de sua estatal de petróleo no Brasil. Segundo ele, a Stat Oil e a Petrobras estão atuando juntas em alguns projetos e Stoltenberg espera que elas possam trabalhar na exploração da camada pré-sal também.
Fonte: G1