Eleições e eventos afastam de Brasília Lula e parlamentares
A menos de 20 dias das eleições municipais e em regime de recesso branco, as poucas atividades dos deputados e senadores em Brasília restringiram-se a esvaziadas sessões sobre as investigações dos grampos telefônicos. Nesta quinta-feira (18) somente do
Publicado 18/09/2008 17:50
No começo do dia, às 10h, Lula participou de cerimônia de batismo da plataforma P-53 da Petrobrás, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. No início da noite, às 18h30, o presidente brasileiro encontra-se com o presidente peruano Alan García na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que promove o evento “Encontro Empresarial de Investimento, Comércio, Turismo e Cultural do Peru”, no Teatro do Sesi. O evento tem o objetivo de promover o Peru como centro de investimentos para o Brasil. Alan García abre o evento às 8h30. Ele veio ao Brasil acompanhado por uma comitiva de sete governadores de províncias peruanas, mais de 100 empresários e ministros de Estado, que esperam estreitar as relações comerciais e atrair investimentos para as suas regiões. Em 2007, o departamento de Comércio Exterior da Fiesp levou 50 empresas brasileiras a uma missão empresarial em Lima. Embora enfrente a oposição radical do PT no estado, Crusius disse que Lula se empenhou pessoalmente para que quatro dos seis módulos da P-55 fossem montados na área do dique seco, onde foi construída a P-53. Além de Lula, participaram do evento a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão e o presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli. Depois da cerimônia de batismo, a P-53 foi rebocada até o campo de Marlim Leste, a 120 km da costa na Bacia de Campos (RJ). A plataforma foi construída a partir da conversão do navio Setebello e será interligada a 21 poços (13 produtores de petróleo e gás e oito injetores de água).
Festa tucana
A governadora tucana do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, faz festa na cidade portuária de Rio Grande, no extremo sul do estado, para receber o presidente Lula e ouvir o anúncio oficial da construção de parte da plataforma P-55, que a Petrobrás instalará no campo de Roncador, no litoral do Rio.
A P-53 deve atingir seu pico de produção, de 180 mil barris por dia, no segundo semestre de 2009. A expectativa dos empresários gaúchos do setor é a de receber mais encomendas da Petrobras para atender as necessidades da exploração no pré-sal.