Câmara tem consenso sobre reparação por destruição de sede da UNE

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) será o relator, na Comissão de Educação e Cultura, do projeto de lei que reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1964. A proposta, que tem o

“Há ampla simpatia dos partidos políticos, até porque todos assinaram o pedido de reconhecimento do Estado. Eu vou fazer audiências públicas e debates com a UNE e com outros setores para aprofundarmos o consenso em torno do texto. Se Deus quiser, vamos aprová-lo em todas as comissões até o fim do ano e enviá-lo ao Senado”, disse.



Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, Reginaldo Lopes acredita que a Câmara concluirá a votação da matéria ainda neste ano. Ela também será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça (CCJ).



A UNE e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) dividiam uma sede na Praia do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, desde 1942. O local foi um dos primeiros alvos do golpe militar de 1964, ao ser incendiado e saqueado em 1o de abril daquele ano. Em 1980, a sede foi demolida. Em abril do ano passado, uma frente parlamentar fez ato no Salão Nobre da Câmara pela reconstrução do prédio da UNE. Já existe um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer para o edifício.



Fonte: Informes do PT