PCdoB tem três parlamentares entre os melhores do país

Os deputados federais do PCdoB Flávio Dino (MA), Aldo Rebelo (SP) e Vanessa Grazziotin (AM) estão no seleto grupo dos 26 parlamentares avaliados como os melhores do país este ano na Câmara dos Deputados, segundo 204 jornalistas que cobrem o Congresso N

Ainda da bancada do PCdoB, Manuela D´Ávila (RS) recebeu 11 votos, Alice Portugal (BA) 5 votos, Perpétua Almeida (AC) 4 votos e Jô Moraes (MG) 2 votos. Elas ocuparam a 33º, 51º, 56º e 81º posições, respectivamente.


 


Na urna itinerante que percorreu esta semana as dependências do Congresso e as redações em Brasília, cada jornalista votou no máximo em 15 deputados e 10 senadores. Ao todo 49 senadores e 177 deputados foram votados. Flávio Dino recebeu 27 votos (9º lugar), Aldo Rebelo 19 votos (15º lugar) e Vanessa 17 votos (20º lugar).


 


O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foram os cabeças da lista. Os partidos da base aliada do governo Lula são os que reúnem o maior número de representantes, entre deputados e senadores: PT (14), PMDB (6), PSB (4); PDT (4); PCdoB (3) e PV (1).


 


A votação, que foi acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), envolveu 53 veículos de comunicação do país, entre os grandes jornais, revistas, os portais na internet e as emissoras de rádio e tevê. Não foram permitidos os votos de jornalistas que exerciam cargos de assessoria do parlamentar, das bancadas ou do partido com assento no Congresso.


 


Os 42 parlamentares que serão avaliados pelos internautas a partir de segunda  receberão certificados atestando a boa atuação que tiveram no mandato no exercício de 2008. Os três primeiros colocados após essa votação, da Câmara e do Senado, receberão troféus.


 


Objetivos do Prêmio


 


Segundo os organizadores, o Prêmio Congresso em Foco pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações e também valorizar os bons exemplos. “O prêmio é um incentivo aos parlamentares a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível.”


 


Outra preocupação deles é estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados.


 


“Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania. Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos”, são outros objetivos.


 


Os melhores na Câmara


Os melhores no Senadao


 


De Brasília,


Iram Alfaia