UnB terá segundo turno para reitor entre José Geraldo e Pimentel

Os candidatos José Geraldo de Sousa Júnior, da chapa UnB Século XXI, e Márcio Martins Pimentel, da chapa Compromisso com a UnB, disputarão o segundo turno das eleições para reitor da Universidade de Brasília (UnB). O resultado do primeiro turno foi div

As eleições ocorrem cinco meses após a renúncia do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, denunciado por mau uso de verba pública. As eleições ocorreriam apenas no fim de 2009, mas foram antecipadas por conta da crise instaurada na universidade logo após as denúncias, que culminaram com a ocupação da reitoria pelos estudantes exigindo a renúncia do reitor.



Ao todo, seis chapas participaram da corrida eleitoral desde agosto. Como nenhuma das chapas obteve maioria absoluta na votação, haverá um segundo turno nos dias 24 e 25 de setembro.



A previsão é de que o resultado saia no último dia das eleições. Depois disso, o nome escolhido pela comunidade deverá ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC), que receberá uma lista tríplice. O candidato mais votado encabeçará a lista, seguido do segundo e do terceiro colocado. A cerimônia de posse está prevista para outubro. O novo reitor deve cumprir mandato até 2012.



Peso igual



Ao todo, participaram 10.559 pessoas. Na contagem dos votos, considerando a paridade entre professores, servidores  e estudantes, José Geraldo obteve 5.518,1 pontos, totalizando 34,1%; e Pimentel recebeu 4.933,6 pontos, ou 30,5%. De acordo com regras definidas pelo Conselho Universitário (Consuni) da UnB,  o voto de professores, servidores e estudantes teve o mesmo peso. Essa foi uma das reivindicações dos estudantes durante as negociações para a desocupação da Reitoria.



Com 21% dos votos, Volnei Garrafa ficou em terceiro. Em quarto, Michelangelo Giotto de Almeida com 5%. Reunindo 4,6%, Maria Luisa Ortiz Alvarez ficou em quinto. E, em sexto e último lugar, ficou Jorge Antunes, com 4,5%.



Discurso da ética



O programa do professor José Geraldo quer redefinir a missão institucional da Universidade de Brasília com 76 propostas, agrupadas em 10 eixos temáticos. Segundo o candidato, a preocupação maior deve ser  com “a formação de cidadãos e de políticas públicas comprometidos com a ética, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos”.



O outro candidato, professor Pimentel, promete implementar políticas de controle interno por meio de planejamento. Ele, a exemplo do seu opositor, também fala em ética e transparência na conduta e ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa”.



De Brasília
Márcia Xavier
Com informações da UnB