Amazonas recebe Caravana da UNE a partir de terça (23)

Na próxima semana, dia 23, os estudantes de Manaus, receberão as atividades da Caravana que acontecem na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desde o lançamento oficial, dia 12 de agosto no Rio de Janeiro, o ônibus da Caravana da Saúde, Educação e

Na próxima semana, dia 23, os estudantes de Manaus, receberão as atividades da Caravana que acontecem na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Por lá serão debatidos a saúde, educação e cultura para um novo Brasil: desenvolvimento e políticas públicas e saúde indígena e extensão universitária.



Confirmaram presença o músico, compositor e escritor, Jorge Mautner, o maestro e compositor, Nelson Jacobina, o jornalista, escritor e letrista, TT Catalão, o Secretário Estadual de Cultura, Robério dos Santos Pereira Braga, o artista do CUCA, Luís Parras, Alexandre Santini, Coordenador-geral do Circuito Universitário de Cultura e Arte – CUCA e Lucimar Weill – Coordenadora do Ponto de Cultura Pé na TABA e representante do Amazonas na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura



As atividades culturais contarão com oficinas de Processo de Construção Tridimensional em Artes Plásticas – Programa de Interferência Ambiental (EIA) e arte circense, mostra de Cinema UM Amazonas, mostra de Artes Visuais de Artistas do Amazonas.



As ações de saúde se concentrarão em Vacinação contra Rubéola, Teste rápido de HIV, Ambulância do SAMU.



Até o momento a Caravana já passou pela UFRJ, Estácio de Sá, UFES, UFMG, PUC-MG, USP, Unip, Uninove, PUC-PR, UFSC, UNISINOS, UFMS, UFMT, UNIRON e UFAC promovendo atividades culturais, debates sobre legalização do aborto, descriminalização das drogas, Lei seca, saúde e tolerância: homofobia, lesbofobia, sexismo, racismo, direitos sexuais e reprodutivos e a violência de gênero, saúde e sexualidade, violência de gênero e exploração sexual.



Sempre bem recebidos pelos estudantes, devido ao ineditismo da atividade e a proximidade dos jovens com os temas propostos, os caravaneiros também levam por onde passam ações de saúde como cadastro para doação de medula, doação de sangue, vacinação contra a rubéola, teste rápido de HIV com apoio psicológico e distribuição de preservativos.



Para o coordenador geral da caravana da UNE, Emival Dalat, é importante tratar questões relacionada à saúde, principalmente quando está relacionada a sexo seguro, “Nossa missão é difundir entre os estudantes e a população local a importância da prevenção”.



Fique atento ao roteiro da Caravana para não perder as atividades em seu estado. Em Rondônia, a universidade que receberá a expedição é a Universidade Federal do estado (UNIR). No Amazonas, a universidade estadual (UEA), em Roraima e no Amapá, as federais UFRR e UNIFAP, respectivamente.


 


Fonte: Estudantenet