Lula desmente a 'abominável' reportagem da Folha sobre FGTS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou com veemência, na última segunda-feira (22), que já tenha autorizado o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para viabilizar investimentos na Petrobras. Sua fala foi uma resposta, segundo ele, à a

Lula negou, enfaticamente, a notícia e disse que nem chegou a pensar no assunto. “Acho abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca terem conversado comigo e sem que eu nunca tivesse sequer pensado na idéia. Fiquei surpreso com a matéria e acho isso irresponsabilidade, porque isso mexe com o mercado, de uma coisa que eu nunca falei”, disse Lula, remetendo-se ao fato de que a notícia afetou o mercado de ações no Brasil.


 


Lula disse, ainda, que deveriam ter sido consultados ele, “o ministro da Fazenda ou o presidente do Banco Central ou o ministro do Planejamento ou o ministro do Trabalho, que cuida do FGTS”. E emendou: “Isso é irresponsabilidade — e não contribui para o Brasil. Prejudica o nosso país”.


 


Após a notícia ter sido publicada, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmou que havia a discussão no governo. A Folha alegou ter obtido a informação de três auxiliares diretos do presidente, que relataram a decisão de Lula de envolver trabalhadores e a classe média no processo de capitalização da Petrobras.


 


Por outro lado, na última segunda (22), em Nova York, o presidente afirmou que o governo não preparou nada de ações da Petrobras, uma vez que, em momento de crise, nenhuma medida poderia ser tomada precipitadamente.


 


Através de sua assessoria, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o presidente pediu a ele “para desmentir a notícia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo de que o governo estuda permitir o uso do FGTS para capitalizar a Petrobras”.


 


Da Redação, com informações do Portal Imprensa