26 de setembro: ato protesta contra condenação por aborto
Nesta sexta-feira (26), data em que se comemora o Dia Latino Americano e Caribenho pela Legalização do Aborto, organizações que integram o movimento feminista brasileiro promovem ato em solidariedade às mulheres condenadas pela prática do aborto.
Publicado 25/09/2008 16:32
O ato acontece a partir das 13 horas e 30 minutos, com concentração na Praça Ramos de Azevedo, centro de São Paulo. Em seguida as participantes caminharão até a sede do Tribunal de Justiça. Atualmente, cerca de duas mil mulheres estão sob ameaça de prisão. Algumas já foram indiciadas e outras estão cumprindo pena no Mato Grosso do Sul.
O objetivo é alertar para o alto índice de mortes de mulheres provocadas por procedimentos realizados sem as devidas condições de higiene e também avançar nas estratégias para construir formas de resistência e avanço na consolidação da cidadania sexual e reprodutiva.
“Esse ato faz parte da luta por um tratamento digno às mulheres e a redução das mortes maternas, pelo fim da criminalização daquelas que optam pela interrupção da gravidez e pela legalização do aborto no Brasil”, pontua a diretora de Mulheres da UNE, Ana Pimentel.
No mesmo dia será lançada a Frente Nacional pela legalização do aborto com a participação de entidades e movimentos democráticos e populares.
Leia aqui o manifesto contra a criminalização das mulheres que optam pelo aborto.
Serviço:
Data: 26 setembro
Local: Praça Ramos, centro de São Paulo
Horário: a partir das 13h30min