Piratas capturam navio com blindados ucranianos

O navio ucraniano “Faina”, capturado por piratas na costa da Somália, e que navegava com  bandeira de Belize, levava 30 blindados de ataque T-72, da fabricação ucraniana e que foram vendidos ao Quênia, por meio de um com um contrato assinado,

O navio é tripulado por 21 pessoas (três russos, 17 ucranianos e um lituano) e tinha como destino o porto de Mombassa.



O Ministério de Relações Exteriores ucraniano conta que, segundo relato do capitão do navio, três barcos somalis, com homens armados, rodearam o navio na quinta-feira à tarde. 



O Ministério não deixou claro, entretanto, em que área o navio foi abordado pelos piratas.



há uma onda, recente, de pirataria na costa da Somália. Alguns piratas somalis mantêm atualmente mais de uma dúzia de navios seqüestrados em Eyl, uma cidade na região semi-autônoma de Puntland, segundo a emissora britânica BBC.



Guerrilheiros da Somália lutam contra tropas governamentais, aliados etíopes e forças de paz da União Africana em Mogadíscio e outras partes do sul da Somália. Não se tem conhecimento se existe alguma ligação entre os guerrilheiros e os piratas.



O país não tem um governo nacional efetivo há já 17 anos, levando a um colapso das leis e da ordem tanto em terra como no mar.