BH: Eleição ainda pode ser decidida no segundo turno

Márcio Lacerda (PSB), candidato do governador tucano Aécio Neves e do prefeito petista Fernando Pimentel à Prefeitura de Belo Horizonte, segue isolado na liderança da corrida eleitoral, agora com 45% das intenções de voto, segundo nova pesquisa Datafolha

Lacerda cresceu quatro pontos em relação à consulta anterior do Datafolha (17 e 18 de setembro), o que indica que ele teria hoje, em relação aos votos válidos, 53% das intenções de voto, deixando em aberto a ocorrência de segundo turno.



A pesquisa mostra que o candidato do PMDB, Leonardo Quintão, se consolidou na segunda posição. Em relação à pesquisa anterior, ele cresceu cinco pontos: saltou de 17% para 23% do total de votos. Jô Moraes (PCdoB), que na primeira apuração do Datafolha (23 e 24 de julho) chegou a ter 20% das intenções de voto, oscilou negativamente um ponto e tem agora 11%. Quintão, por sua vez, tinha 9% em julho. E Lacerda, 6%.



Na simulação de segundo turno, o candidato do governador e do prefeito venceria Quintão por 52% a 37%. Dos eleitores de Jô Moraes, 36% dariam seu voto a Lacerda e 49% votariam em Quintão.



Quintão é o menos rejeitado. Ele tem 14%, contra 17% de Lacerda (empate técnico). Em relação à pesquisa anterior, a rejeição ao candidato de Aécio e Pimentel cresceu cinco pontos. A do peemedebista oscilou positivamente três pontos. Sérgio Miranda (PDT) tem 15% de rejeição e 2% das intenções de voto, o mesmo percentual de Gustavo Valadares (DEM). Vanessa Portugal (PSTU) e Jorge Periquito (PRTB) têm 1%.



André Alves (PT do B) e Pedro Paulo (PCO) não pontuaram. A pesquisa ouviu 1.056 eleitores e está registrada na Justiça Eleitoral com o número 72262/2008.



Fonte: Folha de S.Paulo