Pesquisa Index: Fogaça e Manuela disputam segundo turno

O levantamento feito no final deste mês pelo Instituto Index, em parceria com a revista Voto, divulgada nesta quarta-feira (1º de outubro), mostra que o candidato à reeleição para a Prefeitura de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), permanece na lid

As simulações para o segundo turno mostram que só Manuela faz frente ao atual prefeito. Fogaça registra 48% contra 35% de Manuela, enquanto no enfrentamento com a candidata do PT o resultado é de 56 a 29 a favor de Fogaça.


 


Além da pesquisa, a revista Voto de outubro também questiona a responsabilidade de pensar o Estado a longo prazo e traz encartado um Especial sobre os 20 anos da Constituição Cidadã. Na análise de Rodrigo Constantino, a morte do neoliberalismo norte-americano, o declínio do PT gaúcho, por Paulo Moura, e o mito do voto nulo, por Antônio Augusto.


 


Manuela foi a única candidata a crescer na preferência dos eleitores, ao longo do último mês. Segundo o Index, Manuela avançou de 19,7% para 20,1%, enquanto Rosário caiu de 18,2% para 14,8% e Fogaça também caiu – de 39,3% para 36%.


 


Pesquisa Datafolha


 


A cinco dias para o primeiro turno da eleição municipal, também na pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta, José Fogaça lidera as intenções de voto. O levantamento — feito entre 29 e 30 de setembro — mostra o prefeito com 35%, mantendo a o percentual da pesquisa anterior, nos dias 25 e 26.


 


Maria do Rosário (PT) e Manuela D'Ávila (PC do B) seguem empatadas. Comparado à pesquisa da semana passada, a petista subiu um ponto (de 19% para 20%), e a comunista se manteve com 18% das preferências.


 


Onyx Lorenzoni (DEM) oscilou de 5% para 8% das intenções de voto. Luciana Genro (P-SOL) se manteve com 7%. Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Vera Guasso (PSTU) permanecem com 1% das preferências, cada. Carlos Gomes (PHS) foi citado, mas não atingiu 1% das menções, como ocorria na semana passada.


 


O percentual dos que votariam em branco ou anulariam o voto para prefeito oscilou de 7% para 5%. O percentual dos que se declaram indecisos caiu de 8% para 4%, o menor já registrado nessa série de pesquisas realizada pelo Datafolha na capital gaúcha. Assim, a parcela de eleitores de Porto Alegre que não têm candidato caiu de 15 pontos percentuais, na pesquisa da semana passada, para nove pontos hoje.


 


Num segundo turno, Fogaça ganharia de Rosário por 52 a 38. Contra Manuela o prefeito perde pontos, ficando com 50% e a comunista 38% das intenções de voto.


 


Erundina no comício de Manuela


 


Muitas bandeiras e mobilização tomam o Largo Glênio Peres, Centro de Porto Alegre, na tarde desta quarta. Dezenas de candidatos e militantes estão concentrados, desde a madrugada, para o último comício do primeiro turno, que será o da coligação liderada por Manuela.


 


A organização se disse surpresa com a distribuição de peças gráficas: “a previsão era distribuir 50 mil peças gráficas até sábado, mas já foram entregues mais de 80 mil adesivos e 400 bandeiras desde o início da manhã até as 14h30min desta quarta-feira”, diz a página da candidata comunista.


 


“Cerca de 100 pessoas trabalham no Largo para preparar o evento. Foram instalados dois telões e o palco já está pronto para a grande festa. Além dos vereadores, a ala jovem da campanha está em peso no local para recepcionar o público”, informa a página.


 


Segundo o Blog da Colunista Rosane de Oliveira, do Zero Hora, Luiza Erundina (PSB) é uma das personalidades confirmadas para o comício de Manuela. Além dela, ministros e outras lidernaças nacionais dos partidos da coligação deverão estar presentes.


 


Pesquisa Index



Agosto
Fogaça……. 39,3%
Manuela …19,7%
Rosário…….18,2%


 


Setembro
Fogaça……..36%
Manuela ….20,1%
Rosário…….14,8%


 


Ficha técnica Datafolha


 


Período de campo: 29 e 30/9
Tamanho da amostra: 1024 pessoas acima dos 16 anos
Margem de erro: três pontos percentuais para mais ou para menos
Solicitante: Grupo Folha
Registro: TRE-RS sob o número 90/2008


 


Matéria modificada às 16h55min de 1/10.