Renildo Calheiros dispara nas intenções de voto em Olinda

Uma nova pesquisa eleitoral, divulgada dia 29 pelo jornal Folha de Pernambuco, mostra que o candidato Renildo Calheiros (PCdoB) disparou nas intenções de voto dos olindenses. O comunista alcançou 41,1%, um crescimento de 13,9% em relação à primei

A candidata pelo PMDB, Jacilda Urquisa, continua em segundo lugar, apesar de ter caído 1,2%, ficando com 20,2%. Seu percentual anterior era de 21,4%. O petebista Arlindo Siqueira aparece com 11,1%, contra 15,9% da primeira pesquisa. André Luis Farias (ALF), do PDT, registra 7,9%, quando tinha alcançado os 11,8% no último mês. O médico Gustavo Rosas (PRP) foi o único dos opositores a apresentar reação, saindo de 0,8% para 1%. O postulante do PSOL, Marcos Antônio, desceu do quinto para o sexto lugar na pesquisa. Em agosto, ele obteve 1,2% e, agora, tem 0,7%.



 
O número de votos brancos, nulos e indecisos também sofreu uma queda, mas ainda continua alto. Na primeira amostragem, o percentual era de 21,2% e, nesta nova análise, ficou em 17,8%, uma baixa de 3,4%.



 
Com a nova pesquisa, Renildo Calheiros abre uma vantagem de 20,9% sobre Jacilda Urquisa, sua principal adversária eleitoral. Se considerados apenas os votos válidos, ou seja, sem os brancos, nulos e indecisos, o o candidato do PCdoB chega a 50% das intenções de voto contra 24,6% de Urquisa.



 
Apesar do ótimo resultado da pesquisa, Calheiros tenta conter a euforia da militância. “Eu já vi muita coisa acontecer em disputas eleitorais. Principalmente, nesta reta final”, argumentou o candidato. Em contrapartida, Jacilda Urquisa afirma que o pleito em Olinda irá para o segundo turno e ela estará no páreo.



 
A pesquisa foi realizada em conjunto pela UFPE/FADE/NEPD, nos dias 24 e 25 de setembro. Foram entrevistados 1.516 eleitores, em 12 bairros de Olinda. O trabalho está registrado no Cartório da 10ª Zona Eleitoral, sob o nº 45/2008.



 
 
Do Recife,
Daniel Vilarouca
com informações da Folha de Pernambuco