Brasil presente no encontro de Honduras contra militarização

Entre 3 e 5 de outubro a presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, participa do 2º Encontro Hemisférico contra a Militarização, na cidade de Intibucá, Honduras. O encontro é organizado pela Cada – Campanha pela Desmil

Há cinco anos foi realizado no estado de Chiapas, no extremo sul do México, o 1º Encontro Hemisférico contra a Militarização, que reuniu 272 organizações de 35 países. O  êxito desse primeiro encontro contribuiu  para ações, alianças e fortalecimento das lutas dos movimentos sociais e políticos diante da escalada da militarização e repressão imperialistas, bem como contra as ocupações e a imposição da hegemonia econômica estadunidense.

O encontro atual visa aprofundar as análises e a definição das linhas de atuação do movimento pela paz, de forma a avançar de maneira mais coordenada frente à ameaça continental e global que a militarização representa, convertida num poderoso negócio pelas forças imperialistas.

Por que Honduras?
A escolha de Honduras como sede desse segundo encontro hemisférico se deve à ampliação da presença militar dos Estados Unidos na região. Em Honduras encontra-se o principal centro de operações militares dos EUA, a base de Palmerola, que serve de apoio operacional para as ações militares dos EUA na região, inclusive da Quarta Frota, prestando informações via radar.

Dentre os planos de trabalho do encontro destaca-se a campanha continental contra a 4ª Frota, que terá seu primeiro ato lançado no próximo Fórum Social Mundial, a ser realizado em 2009 na cidade de Belém do Pará.

Veja a programação completa do encontro.

Com informações do site do Cebrapaz: http://www.cebrapaz.org.b